Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB recepciona três novos professores substitutos

Reitor da UFPB recepciona três novos professores substitutos

publicado: 02/09/2021 13h54, última modificação: 02/09/2021 14h17
Os três docentes atuarão no Campus de João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (2), na Reitoria, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionou três novos professores substitutos que atuarão no Campus de João Pessoa, nas áreas de Fonoaudiologia, Ciência da Informação e Arquitetura e Urbanismo. O evento contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia, da diretora de Seleção e Provisão (DSP) Lara Nóbrega e do Pró-reitor de Gestão de Pessoas em exercício Fagner Oliveira.

Os docentes contratados são: Anna Carolina D’ucarmo Bezerra, que será lotada no Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Josemar Elias da Silva Júnior, que será lotado no Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e Thuany Guedes Medeiros, que atuará no Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia (CT). Os três são egressos da UFPB e dois deles – Josemar e Thuany – são doutorandos da instituição.

Graduada e mestre em Fonoaudiologia pela UFPB, Anna Carolina falou sobre a sensação de retornar à instituição, em sua primeira experiência como docente. Com duas disciplinas para ministrar em um semestre realizado de forma remota, ela admitiu que a “estreia” será mais desafiadora, diante da dificuldade de reter a atenção dos alunos em aulas mediadas por telas, mas não escondeu a animação para viver a experiência. “É emocionante ver meus professores agora como colegas na universidade e poder contribuir, com meu trabalho”, contou.

Durante o acolhimento dos novos servidores, o Reitor Valdiney Gouveia destacou que um professor substituto é tão importante para a instituição quanto um efetivo. “Os estudantes sairão com uma formação melhor, com as contribuições que vocês podem dar”. Na ocasião, o Reitor falou ainda da previsão de um concurso público para professores efetivos, cujo edital deve ser lançado pela universidade no próximo mês de outubro.

Novas vagas para substitutos

Entre os últimos meses de julho e agosto, a UFPB lançou três editais de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos. Ao todo, 47 vagas oferecidas para os quatro campi da universidadesendo 45 para o magistério superior e duas oportunidades para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Com a homologação do resultado do processo seletivo lançado em julho, novas contratações serão realizadas durante este semestre, segundo a diretora de Seleção e Provisão da Progep. Já as seleções dos dois editais lançados em agosto ainda estão em andamento.

Reportagem: Milena Dantas
Edição:  Aline Lins