Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB se reúne com embaixador da Finlândia para discutir propostas colaborativas

publicado: 04/05/2022 14h35, última modificação: 04/05/2022 14h45
Encontro ocorreu no gabinete do Reitor, nesta quarta-feira (4)

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (4), a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. No encontro, foram dialogadas propostas colaborativas para fortalecer a cooperação entre Brasil e Finlândia dentro de diferentes áreas de atuação da UFPB e de universidades finlandesas.

O embaixador veio acompanhado pela Coordenadora de Educação e Ciência da Embaixada, a Sra. Danni Haka. Também participaram da reunião a Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Prof. Paulo de Tarso, o Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), Prof. Sandro Marden, e a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI/UFPB, Profa. Ana Berenice Martorelli.

De acordo com o Reitor, o momento representa a abertura de diferentes oportunidades de colaboração com instituições finlandesas, especialmente na área educacional.

“Nosso foco principal é a educação. Dentro desse aspecto, existem diversas possibilidades de parcerias com a Finlândia. Por exemplo, nos mais de 50 cursos de licenciatura oferecidos pela UFPB, em que podemos aproveitar esse conhecimento finlandês para capacitar ainda mais os nossos professores”, avaliou.

Segundo o Prof. Valdiney, uma parceria com a Finlândia facilitaria o intercâmbio de estudantes e docentes, além de potencializar o ensino público paraibano em parceria com as prefeituras, que são responsáveis pela educação básica.

“O que a gente quer, efetivamente, é aprender com eles e ter a chance de manter cooperações que envolvam não só a UFPB, mas o Estado da Paraíba e os seus municípios. Penso que todos seremos beneficiados com esse diálogo”, pontuou o Reitor ao destacar a importância de estreitar laços e estabelecer cooperações efetivas com o país visitante.

O embaixador Jouko Leinonen agradeceu a recepção da UFPB e comentou sobre a função comunicacional das visitas oficiais que realiza a diferentes Estados do Brasil e suas universidades federais. Ele ressaltou o diferencial do Nordeste brasileiro.

“Conversamos sobre muitas áreas. Além da educação, área de competência da Finlândia reconhecida internacionalmente, há setores de expertise daqui que também podem ser trabalhados como telecomunicações e energia. No Nordeste brasileiro, existe uma movimentação de mudança da matriz energética para fontes renováveis. Também temos muito o que aprender com a experiência de vocês e trabalhar juntos”, afirmou o embaixador.

Foto: Angélica Gouveia

Para o Prof. Sandro Marden, a visita é enriquecedora para todas as partes envolvidas. Ele explicou que um dos objetivos da estratégia de internacionalização da Universidade é transformar o conhecimento e a produção acadêmica em internacionalização com o intuito de gerar desenvolvimento para a região.

“A visita do embaixador foi muito especial. Esse compartilhamento de informações permite conexões com universidades finlandesas de excelência em áreas de conhecimento que a UFPB também produz. O resultado já pode ser visto pois já estamos elaborando uma comunicação com instituições finlandesas específicas para o aprofundamento deste diálogo”, adiantou o presidente da ACI/UFPB.

Foto: Oriel Farias
Reportagem: Mariani Idalino