Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor e Ex-Reitores da UFPB criam fórum para resgatar a história da Universidade

publicado: 18/07/2021 12h12, última modificação: 21/07/2021 16h17
Iniciativa pretende reunir todos Ex-Reitores da federal paraibana

Foto: Giovanna Alves

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, reuniu-se na sexta-feira (16) com os Ex-Reitores da UFPB, Berilo Ramos Borba e Margareth de Fátima Diniz. No encontro, foi discutida a criação de um fórum, que busca agregar os Ex-Reitores da federal paraibana.

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, o objetivo é resgatar a história da UFPB e entender os caminhos que foram trilhados até o presente momento. “A experiência deles traz muitos benefícios. Cada um realizou atos importantíssimos para a Universidade, embora tenham enfrentado bastante dificuldades. Na conversa que tivemos aqui, mostrei que algumas dessas dificuldades seguem existindo. Portanto, como vamos pensar conjuntamente e superar essas adversidades? Esse é um dos projetos do grupo”, contou o Reitor.

As próximas reuniões devem acontecer no gabinete da Reitoria, para estabelecer uma periodicidade e definir as pautas que o grupo deve seguir. Como primeiro objetivo, foi definida a elaboração de um artigo conjunto.

“A ideia é que a gente conte um pouco da história de ontem e hoje, de tal forma que outros Reitores possam ter o conhecimento do trajeto que têm sido percorrido. Além disso, pretendemos analisar o que pode ser feito para que a cada dia a UFPB cresça mais”, destacou o Prof. Valdiney Gouveia.

O Ex-Reitor Berilo Ramos Borba avaliou a reunião e a criação do fórum como bastante promissoras. “Vai abrir uma perspectiva de transmissão de ideias e de experiências entre o atual Reitor e os Reitores que aqui passaram”, pontuou.

A Ex-Reitora Margareth Diniz, que atualmente ocupa o cargo de Secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), falou que proposta é interessante e vai fazer com que a instituição possa seguir crescendo. “Temos uma perspectiva futura de contribuir com a evolução da UFPB. A sugestão é de se reunir há cada três meses e o Prof. Valdiney vai dar as diretrizes desse caminho”.

Nos próximos encontros, o objetivo é incorporar outros dois Ex-Reitores que seguem em atividade, tendo já sido convidados: Prof. Neroaldo Pontes de Azevedo e Prof. Rômulo Soares Polari. “O respeito que a gente tem é fundamental. Que eles possam ver que estamos aqui de braços abertos para acolhê-los e prestigiá-los”, concluiu o Reitor Valdiney Gouveia.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB