Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor Valdiney Gouveia recebe Medalha Epitácio Pessoa da Assembleia Legislativa da Paraíba

publicado: 06/09/2022 07h52, última modificação: 06/09/2022 07h52
Solenidade será realizada no Plenário Deputado José Mariz, às 14h30 desta terça-feira (06)

Foto: Angélica Gouveia

A Assembleia Legislativa da Paraíba (UFPB) outorga, durante solenidade que acontecerá às 14h30 desta terça-feira, 06 de setembro, a Medalha Epitácio Pessoa ao Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia. A solenidade será realizada no Plenário Deputado José Mariz, na Assembleia Legislativa.

A Medalha Epitácio Pessoa é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A sessão solene também será transmitida pela TV Assembleia, no Canal 8.2 da tv aberta e pelo Canal do YouTube: Legislativo PB.

Proposta pelo deputado Cabo Gilberto Silva, a concessão da comenda foi aprovada pelo Legislativo Estadual no dia 20 de abril deste ano de 2022, na 18ª Sessão Sessão Ordinária, presidida pelo deputado Adriano Galdino. A homenagem se dá em função da relevante contribuição que o Professor Valdiney Gouveia tem dado ao povo paraibano como Professor, Pesquisador e Reitor da UFPB.

Valdiney Veloso Gouveia

Reitor da Universidade Federal da Paraíba desde novembro de 2020, Professor Valdiney Gouveia é natural da cidade de Itabaiana – Paraíba. É graduado em Psicologia pela UFPB e em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa  - Unipê, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília e doutor em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri.

Professor Valdiney Gouveia atualmente é Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba. Vem atuando como consultor das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Ford.

Tem participado do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais (Avaliação Psicológica, European Journal of Social Psychology, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Thomson Psicología), além de atuar como parecerista de outras, como International Journal of Psychology, Interamerican Journal of Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Environmental Behavior, Estudos de Psicologia, Psicologia em Estudo e Cadernos de Saúde Pública. Autor de cerca de 300 artigos científicos, 18 livros e 50 capítulos de livro, orientou mais de cem mestres, doutores e pós-doutores.

Professor visitante na Victoria University of Wellington (Nova Zelândia) e University of Victoria (Canadá), tem estado como palestrante convidado em outras universidades estrangeiras, como Universidade do Minho, Cardiff University e Universidad Autónoma Metropolitana (Iztapalapa).

Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia Social (estruturas sociais; indivíduos) e Avaliação Psicológica (construção e adaptação de escalas e testes). Alguns dos tópicos aos quais tem se dedicado são: valores humanos, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais, comportamentos pró e antissociais e individualismo-coletivismo.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia