Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitoria da UFPB visita campus de Bananeiras e aponta necessidade de retomar obras paradas

publicado: 01/02/2021 18h38, última modificação: 01/02/2021 18h43
Direções do CCHSA e do CAVN apresentam demandas prioritárias do campus III

Retomada de obras inacabadas, investimentos nos laboratórios, em segurança e em manutenção do campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde se localizam o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras. Estas foram algumas das prioridades levantadas pelo Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, e uma equipe de Pró-Reitores, durante visita no dia 27 de janeiro ao campus.

Fotos: Oriel Farias

A integração dos campi de Bananeiras e de Areia visando à produção de cana-de-açúcar em Bananeiras para retomada das atividades da destilaria do campus de Areia foi outra necessidade levantada pela Reitoria, uma vez que o campus de Areia não possui espaço para o cultivo da cana-de açúcar, matéria-prima necessária para moagem na destilaria e que pode ser plantada em Bananeiras, onde existem áreas que podem ser disponibilizadas para esse fim.

O objetivo da visita foi ouvir as demandas da direção e demais docentes e servidores técnico-administrativos no tocante a melhorias e investimentos, promover integração, parcerias e o fortalecimento da Universidade como um todo.

Os gestores da Reitoria foram recebidos pelo diretor do CCHSA, Prof. George Beltrão da Cruz, e pela Vice-Diretora, Profa. Fabrícia Sousa Montenegro, além do Diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), Prof. Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, do Vice-Diretor do CAVN, Prof. Rodrigo Ronelli, e do Prof. Humberto Vilar da Silva, Coordenação-geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação (CAAPG).

Com experimentos na área da agricultura, criações de rãs, coelhos, caprinos, bovinos, aves, o campus III possui um grande potencial para crescer. “Há uma riqueza de oportunidades em Bananeiras que a gente precisa incentivar. Temos laboratórios de excelente qualidade que por vezes a gente nem conhece”, comentou o Prof. Valdiney Gouveia.

Além da retomada das obras inacabadas, que ao todo são seis em Bananeiras, o diretor do CCHSA, Prof. George Beltrão da Cruz, salientou a necessidade da construção do muro na segunda chã do campus a fim de promover mais segurança e coibir invasões irregulares. Ainda de acordo com o docente, entre as maiores urgências do campus III também estão a manutenção dos transportes, destinação de servidores terceirados para segurança e área administrativa, além do reforço das ações de manutenção do Centro.

“Nós recebemos essa visita com muita esperança de que nesse início da nossa gestão a Reitoria venha realmente atender o campus de Bananeiras nas suas necessidades, tanto o nosso CCHSA como o nosso CAVN. Já passamos algumas demandas da parte administrativa e de infraestrutura e elas foram muito bem recebidas pelo Prof. Valdiney, que se comprometeu em, na medida do possível, atender o nosso campus. Isso já nos traz uma esperança e uma alegria de que a gente vai, em conjunto, tentar resolver os problemas do nosso centro e contribuir com a nossa Universidade; nosso principal objetivo é ver a nossa Universidade crescer”, asseverou o diretor George.

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, transparência, relações institucionais baseadas em critérios técnicos e parcerias são fundamentais para o crescimento da Universidade. “O que a gente não pode é ficar cada um no seu espaço, imaginando que a UFPB se reduz ao campus I, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, muitas vezes desconsiderando Santa Rita, Mangabeira e os outros campi – Rio Tinto e Mamanguape, Areia e Bananeiras. Queremos que todos possam crescer e para isso é preciso esforço de parte a parte”, disse o Prof. Valdiney.

Integraram a equipe de Pró-Reitores que visitou o campus de Bananeiras o Prof. Paulo de Tarso (Planejamento), o Prof. Fernando Perazzo (Pós-Graduação), a Profa. Berla Moraes (Extensão) e o superintendente de Segurança Institucional, Joesel Gomes.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias e Ascom/UFPB