Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Restaurante Universitário do Campus I da UFPB é reaberto

Restaurante Universitário do Campus I da UFPB é reaberto

publicado: 05/07/2022 11h06, última modificação: 05/07/2022 11h06
Equipamento assiste aos estudantes em situação de vulnerabilidade e atenderá, gradativamente, a outros públicos da UFPB

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS I DA UFPB É REABERTO

O Restaurante Universitário do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi reaberto na sexta-feira (1º). Para viabilizar a reabertura do equipamento foram investidos aproximadamente R$ 360 mil em obras de manutenção estrutural.

Os investimentos foram destinados à recuperação e impermeabilização de lajes, substituição de telhas, recuperação de piso, manutenções das instalações sanitárias, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa, entre outras intervenções.

De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Restaurante Universitário do Campus I, que assiste aos estudantes em situação de vulnerabilidade já cadastrados mediante seleção por edital, vai atender, gradativamente, a outros públicos, como o grupo de situação econômica intermediária que pagará uma parcela do valor da taxa, possivelmente a partir do próximo período, que se inicia em agosto. Esse valor está em fase de estudo. Depois serão incluídos estudantes que pagarão a integralidade dessa taxa, e da mesma forma, servidores, professores e terceirizados.

“Esse é nosso compromisso: de sermos mais inclusivos. Nós queremos que esse espaço que hoje abriga, por turno, 800 pessoas, seja ampliado, para, ofertando uma alimentação de qualidade, possibilitar melhores condições de estudo e de trabalho para a comunidade universitária”, disse o Reitor.

O Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Prof. Alfredo Rangel, explicou que a reabertura do restaurante em João Pessoa, importante equipamento de assistência estudantil, simboliza o restabelecimento do retorno paulatino e seguro à normalidade das atividades acadêmicas. “O Restaurante Universitário fornece o tipo de assistência estudantil mais importante, mais primordial, relacionada à alimentação”, afirmou o Pró-reitor.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ruan Navarro, explicou que o DCE vem acompanhando os trabalhos da Prape e da Superintendência dos Restaurantes Universitários (SRU), e isso inclui o acompanhamento das obras, readaptações das instalações e das licitações referentes aos Rus. “O que nos deixou muito felizes com essa transparência que a SRU teve e que a Prape vem tendo”, pontuou o dirigente estudantil, que está acompanhando o processo para implementação da etapa que vai contemplar o grupo de estudantes de situação econômica intermediária. Ele pleiteia o pagamento do menor valor possível pelos estudantes.

O Restaurante Universitário conta com um rígido controle nutricional para oferta de uma alimentação equilibrada. A nutricionista Gilda Lara de Brito explicou que a equipe procura observar, principalmente, a oferta de “alimentos de boa qualidade, com alimentação balanceada e com variedade, para atender às necessidades do aluno, de forma que ele possa se desenvolver e exercer suas atividades”.

A Vice-reitora Liana Filgueira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas Rita de Cássia Pereira, o Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Jairo Inocêncio, o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani, entre outros gestores e servidores, presenciaram a reabertura do Restaurante do Campus I.

O Restaurante Universitário de João Pessoa é o segundo a ser reaberto. O RU do Campus III, em Bananeiras, foi reaberto no dia 6 de junho. Já o RU do Campus IV, em Rio Tinto, está previsto para reabrir no dia 15 de agosto. Segundo o Pró-reitor Alfredo Rangel, apenas a licitação do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB), em Areia, ainda está em fase de conclusão e sua reabertura está prevista para agosto.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Elidiane Poquiviqui/Aline Lins