Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rubacão Jazz explora clássicos da World Music na próxima segunda (18)

Rubacão Jazz explora clássicos da World Music na próxima segunda (18)

Concerto é gratuito e será realizado na Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa
publicado: 14/11/2019 10h23, última modificação: 14/11/2019 10h29
Orquestra é formada por 24 estudantes e músicos profissionais. Crédito: Divulgação

A Big Band da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Rubacão Jazz promete vibrar a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da instituição, em João Pessoa, com clássicos da World Music como Jazz, Baião, Choro, Frevo e Pop Rock. O concerto é gratuito e será realizado na próxima segunda (18), a partir das 20h.

Fruto de um projeto de extensão da UFPB, criado em 2013, a orquestra é composta por 24 estudantes da graduação e pós-graduação em Música e músicos profissionais. Do ponto de vista acadêmico, o objetivo do grupo é investigar sons e ritmos folclóricos ao redor do mundo.

Além disso, fomentar a economia criativa para os profissionais que atuam no mercado local, regional e nacional, como explica Alexandre Magno, professor de Trombone da UFPB e diretor musical da Big Band.

Ele comentou ainda que a Rubacão Jazz toca uma multiplicidade de estilos por seu histórico ligado à música popular. “A banda procura aprimorar as linguagens musicais interpretando ritmos como samba, bossa nova, choro, frevo, maracatu, caboclinho e música latina. Também temos a missão de formar plateia”.

Para isso, a orquestra faz o papel de recrutamento de novos alunos e oferta treinamento por meio de apresentações dentro e fora da Paraíba. Foi atração principal de três edições do Festival Douradense de Música, promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, e na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a realização de concertos, master class, palestras e seminários.

Ascom/UFPB