Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital do processo seletivo 2021 para cursos de graduação em Música

publicado: 24/05/2021 18h27, última modificação: 24/05/2021 18h55
Interessados devem se inscrever no período de 1º a 7 de junho

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação, publicou, nesta segunda-feira (24), o edital do Processo Seletivo de Conhecimento Específico (PSCE) 2021 para os cursos de graduação em Música.

Estão sendo oferecidas 80 vagas – 40 para Bacharelado e 40 para Licenciatura – sendo metade das vagas para ampla concorrência e metade preenchida por meio do sistema de cotas (Lei nº 12.711/2012).

Podem concorrer candidatos que já concluíram o Ensino Médio e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, um dos últimos três anos (2020, 2019 e 2018). As inscrições ocorrem de 1º a 7 de junhopor meio do endereço eletrônico disponibilizado no edital publicado na página da PRG.

A Pró-reitora de Graduação da UFPB, professora Silvana Maciel, explicou que os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música não estão inseridos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em virtude da necessidade de prova prática. Dessa forma, o PSCE é obrigatório para os candidatos interessados em uma vaga nessas graduações.

Essa seleção será amplamente divulgada para que não somente pessoas da Paraíba, mas de todo o Brasil, tenham acesso, tendo em vista que nosso curso de Música é reconhecido nacionalmente pela qualidade”, afirmou a Profa. Silvana Maciel.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,93 e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser realizado até o dia 8 de junho, nas agências do Banco do Brasil. Estão isentos de pagamento da taxa aqueles que concluíram o ensino em escola da rede pública e os candidatos que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros, de acordo com o edital do PSCE 2021.

A primeira etapa da seleção consistirá no Exame de Fundamentos de Teoria e Percepção Musical, que ocorrerá no dia 23 de junho, para o Bacharelado em Práticas Interpretativas (Instrumento ou Canto e Regência) e Composição e para a Licenciatura em Música.

O envio de vídeos para o Exame de Performance Instrumental, Vocal ou de Regência, para o Bacharelado em Práticas Interpretativas e Licenciatura em Música, bem como o envio online do Portfólio Individual para a habilitação em Composição Musical, deverá ser realizado até o dia 28 de junho.

A classificação dos candidatos levará em conta a média obtida na prova do Enem e a nota obtida da prova de conhecimento específico, que ocorrerá de forma remota. O resultado final da seleção será divulgado no dia 19 de julho e a segunda etapa do processo seletivo, o cadastramento dos aprovados, ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho.

Mais informações sobre a seleção para ingresso nos cursos de Música estão disponíveis no edital publicado na página da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins