Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Saiba como são financiadas as campanhas para Reitoria da UFPB

Saiba como são financiadas as campanhas para Reitoria da UFPB

Uso de recursos institucionais ou de fontes externas à universidade é vedado
publicado: 07/08/2020 19h57, última modificação: 07/08/2020 19h57
As doações financeiras, feitas por pessoas físicas, para apoiar as candidaturas, deverão ser realizadas em contas corrente ou poupança abertas exclusivamente para esse fim. Foto: Angélica Gouveia

As despesas com a divulgação das três candidaturas para consulta on-line que escolherá os novos reitor(a) e vice-reitor(a) da federal paraibana, para mandato de quatro anos, são de responsabilidade das mesmas e de grupos internos de apoio, sendo vedado, a qualquer título, o uso de recursos institucionais ou de fontes externas à universidade.

Segundo regulamentação da consulta prévia, as candidaturas deverão manter atualizados os registros da origem e da destinação dos recursos financeiros utilizados e deverão apresentar e comprovar as respectivas prestações de contas até três dias úteis após a realização da consulta, protocolando-se na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), destinado à comissão de ética da consulta.

O limite de gastos de cada candidatura será de até R$ 30 mil, sob pena de ter sua candidatura impugnada e objeto de cassação pela comissão de ética da consulta, mesmo após a divulgação dos resultados, assegurando o direito de ampla defesa, com recurso ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPB.

As doações financeiras, feitas por pessoas físicas, para apoiar as candidaturas, deverão ser realizadas em contas corrente ou poupança abertas exclusivamente para esse fim, pelo/a candidato(a) a reitor(a) ou vice-reitor(a) ou por um tesoureiro da candidatura legalmente constituído no ato da inscrição, com vistas ao gerenciamento dos recursos arrecadados.

As três candidaturas que concorrem à Reitoria da UFPB, por ordem de inscrição, são estas: “Orgulho de ser UFPB” - Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora); “Inovação com inclusão” - Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice-reitora); e “UFPB em primeiro lugar” - Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora).

A divulgação das candidaturas teve início em 2 de agosto e seguirá até o dia 23 deste mês. A votação on-line ocorrerá no dia 26 de agosto, por meio do sistema SigEleição da UFPB, das 7 às 22h. A votação será em um único turno, com voto em apenas uma chapa composta pelo candidato a/à reitor(a) e a/à vice-reitor(a).

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB