Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sebrae deverá oferecer formação em empreendedorismo para alunos e docentes do CI
conteúdo

Notícias

Sebrae deverá oferecer formação em empreendedorismo para alunos e docentes do CI

A direção do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deverá formalizar uma parceria com o Sebrae/PB visando oferecer capacitação em empreendedorismo para professores e estudantes.
publicado: 09/02/2018 10h45, última modificação: 05/04/2019 16h28

O assunto começou a ser discutido, na manhã desta segunda-feira (5), com a assessora de Comunicação e Marketing do Sebrae, Renata Avelino, que foi recebida pelo diretor do CI, Hamilton Soares, e o vice-diretor, Lucídio Cabral, após proferir a palestra de abertura da “18ª Semana da Computação”, abordando o tema "Empreendedorismo que transforma". 

Nesse primeiro contato, a diretoria do CI solicitou o agendamento de um encontro com a direção do Sebrae/PB com a finalidade de estabelecer um acordo ou termo de adesão que possibilite aos alunos e docentes o acesso à educação empreendedora, que está ganhando cada vez mais relevância no contexto do ensino formal, principalmente nas universidades  

Na abertura da “18ª Semana da Computação”, Renata Avelino, apresentou aos alunos que estão ingressando na universidade um panorama das linhas de atuação do Sebrae/PB, destacando as ações voltadas à formação de novos empreendedores e a importância de a educação superior inspirar e potencializar o universitário para a inovação. 

Inovar, segundo ela, é também fazer algo que já existe, mas de forma diferente. "Quem inova tem mais chances de permanecer no mercado", completou. 

Ressaltou que a geração atual de estudantes deve estar preparada para um ambiente profissional onde a flexibilidade, capacidade de iniciativa e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito. 

Conforme observou, a educação empreendedora está ocupando posição estratégica na conjuntura atual e, portanto, torna-se urgente desenvolver estratégias para ampliar o número de universitários que optam por criar empresas inovadoras, transformando os segmentos em que atuam, gerando empregos e o crescimento da economia em nível regional e nacional. 

Renata Avelino informou, ainda, que além da possibilidade de aprender a empreender, através de cursos disponibilizados pelo Sebrae/PB, também há oferta de estágios para graduandos,em algumas áreas do conhecimento. Para participar da seleção, o primeiro passo é deixar o currículo no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e no Instituto de Estudos Empresariais (IEE). O Sebrae faz a busca de estagiários, através dessas organizações.

 

BOAS-VINDAS AOS FERAS 

Antes da palestra de abertura, às 8h30, o diretor do CI, Hamilton Soares, deu as boas-vindas aos feras e fez uma explanação sobre o funcionamento da instituição de ensino, o papel das pró-reitorias, a estrutura administrativa, os sistemas de avaliação. Explicou quais os direitos e deveres do alunado e suas representações em órgãos colegiados da universidade. 

O evento está sendo organizado pelos alunos do Centro que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) e será encerrado na sexta-feira (9). As inscrições são gratuitas e toda a programação pode ser vista no link:https://imgur.com/a/YIdRo.

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI