Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Secretário do MEC assume compromisso de destinar recursos para Educação Profissional e Tecnológica na UFPB
conteúdo

Notícias

Secretário do MEC assume compromisso de destinar recursos para Educação Profissional e Tecnológica na UFPB

publicado: 09/05/2023 20h51, última modificação: 09/05/2023 20h57
Em visita institucional, o secretário Getúlio Marques participou de inaugurações no CPT-ETS e ministrou palestra

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta terça (9), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques. Na ocasião, o representante do governo federal realizou uma visita técnica às instalações do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS), no campus de João Pessoa, e participou da inauguração do Laboratório de Práticas Odontológicas e da Clínica Escola de Promoção à Saúde Bucal.

O secretário foi recepcionado pelo Reitor Valdiney Gouveia, na Reitoria, e seguiu para o CPT, onde foi recebido pela Diretora do Centro, professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano, e toda sua equipe. Durante a visita, o secretário Getúlio Marques assumiu o compromisso com a instituição de fortalecê-la e ampliá-la, nesses quatro anos do Governo Federal. Ele ressaltou o papel da formação técnica, sobretudo na área da saúde, na diminuição das fragilidades sociais, e reconheceu o potencial do CPT/ETS.

“Aqui vi uma escola viva, composta por profissionais e gestores comprometidos com a boa formação dos alunos. Por isso, nosso compromisso é contribuir para deixar este Centro ainda melhor”, afirmou o secretário, que se comprometeu a viabilizar recursos na ordem de R$ 1,6 milhão para a construção do Complexo Acadêmico do CPT, no qual funcionarão biblioteca, sala de aula, ambiente docente, ambiente EaD, entre outros.

Os novos espaços do Laboratório de Práticas Odontológicas e da Clínica Escola de Promoção à Saúde Bucal, entregues na ocasião, são climatizados e contam com cadeiras odontológicas, armários, equipamentos de proteção individual, dentre outros. O Laboratório e a Clínica vão complementar a formação dos estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal do CPT/ETS na modalidade convencional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Reitor ressaltou que a Universidade dá uma demonstração de estabelecer uma relação de proximidade com a sociedade para além do ensino, ao oferecer atendimento de saúde à população. “A Universidade continua a cumprir seu papel, que é a formação de seus profissionais e também atender à população com serviços de qualidade. E a vinda do professor Getúlio nos brinda, nos dá mais ânimo, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse o Reitor.

De acordo com a Diretora do CPT/ETS, professora Soraya Franco, o objetivo da visita foi apresentar a estrutura da Universidade e a capilaridade que têm as escolas técnicas vinculadas à instituição (a outra é o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras). Com atuação marcante na educação profissional na Paraíba, as duas unidades fortalecem os arranjos produtivos locais no Estado, segundo a Diretora.

“Na medida em que o aluno está fazendo sua formação, seja no Ensino Médio, seja no Ensino Fundamental, paralelamente vai ter, junto a estas duas escolas, a educação profissional”, explicou a professora Soraya Franco.

Atualmente, mais de 8.000 discentes estão matriculados no CPT/ETS, e o espaço oferece 10 cursos técnicos, sendo 4 deles para, aproximadamente, 570 alunos do EJA. O CPT/ETS oferece também 20 cursos em Formação Inicial Continuada (FIC) para mais de 800 estudantes, em parceria com o governo do Estado e com os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Solenidade de criação do Centro Profissional e Tecnológico da UFPB

Após as inaugurações, o secretário participou da solenidade oficial de inauguração do CPT/UFPB como o 17º Centro de Ensino da Universidade, a partir da antiga Escola Técnica de Saúde. A mesa de abertura foi formada pela Vice-Reitora da UFPB, Liana Filgueira, além da diretora do CPT/EPS, professora Soraya Franco, e da Diretora do Centro de Educação (CE), professora Adriana Diniz, representando todos os diretores de centro.

Compuseram também a mesa de abertura a Reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professora Mary Roberta Marinho, a Secretária de Educação de João Pessoa, América de Assis Castro, e a gerente de Ensino Profissionalizante do Estado da Paraíba, Raíssa Cavalcante, representando a Secretaria Estadual de Educação. Além disso, participaram do evento representantes das escolas técnicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a mesa de abertura, a diretora do CPT, professora Soraya Franco, ressaltou a importância das parcerias com o Governo do Estado e com os municípios para as conquistas da educação profissional e tecnológica, sobretudo no oferecimento de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Já a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Figueira, afirmou que a professora Soraya é uma inspiração pelos feitos na sua gestão, a exemplo da transformação da ETS no CPT, e outras conquistas que implicam o sucesso da UFPB. “Estou muito feliz de estar aqui neste momento e ter acompanhado essa trajetória nesses dois anos”, declarou a Vice-reitora.

A solenidade contou também com a presença dos diretores e vice-diretores de Centros de Ensino da UFPB, a exemplo do Centro de Informática (CI), Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), além do CE.

Palestra do Secretário do MEC

Na visita à UFPB, o secretário Getúlio Marques ministrou a palestra “Perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica no Cenário Nacional”, na qual apresentou um panorama da atual situação da educação profissionalizante e também apontou as expectativas para o futuro.

“Necessitamos reconstruir o projeto de rede, por meio da recomposição – orçamentária e de vagas –, consolidar os espaços que já existem para depois expandir ainda mais a rede profissional, a fim de iluminar o país com educação profissional, especialmente para os brasileiros mais carentes”, observou o secretário.

Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Getúlio Marques tem larga experiência na gestão pública, tendo exercido, entre outras funções, a de secretário estadual da Educação, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte, além de ter participado de forma ativa na expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e na criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no Brasil.

* * *
Reportagem: Milena Dantas e Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB