Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Segunda melhor tese em Computação do país é de ex-aluno do CI/UFPB

Segunda melhor tese em Computação do país é de ex-aluno do CI/UFPB

publicado: 19/07/2019 12h57, última modificação: 19/07/2019 12h57

A tese de doutorado do professor Thiago Gouveia da Silva, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e ex-aluno de graduação e mestrado em Ciência da Computação do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi avaliada como a segunda melhor tese da área de Computação do Brasil, durante o “32º Concurso de Teses e Dissertações”.

A distinção foi concedida, esta semana, no “34º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação”, realizado em Belém do Pará. Intitulada "A árvore de cobertura com rotulação mínima e problemas relacionados", a tese foi defendida em novembro de 2018, no curso de doutorado em Informática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação dos professores Luiz Satoru, da UFF, e Phillipe Michelon, da Universidade Avignon, na França. O vice-diretor do CI, Lucídio Cabral, foi coorientador no doutoramento e orientador, em nível de mestrado, realizado no CI/UFPB, em 2009.

Thiago Gouveia atribui o reconhecimento nacional de seu trabalho pelo fato de se constituir, a partir de agora, em ponto de partida essencial para novos estudos nesse campo da ciência. Em quatro anos, o pesquisador foi capaz de gerar o desenvolvimento de métodos e técnicas para solução de problemas formulados sobre grafos com arestas coloridas.

O primeiro lugar no “32º Concurso de Teses e Dissertações” foi concedido a Ramon Pires, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foi orientado pelos professores Anderson Rocha e Jacques Wainer, da mesma instituição. Ele foi o vencedor com a pesquisa "Image Analytics Techniques for Diabetic Retinopathy Detection".

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria da Ascom do CI