Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Segunda turma de curso para capacitação em Redes 5G aberta pelos CEAR e CI da UFPB oferece 60 vagas

publicado: 16/02/2023 11h30, última modificação: 16/02/2023 11h30
Inscrições do processo seletivo para preenchimento das vagas seguem até o dia 21 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para a segunda turma da capacitação em Redes 5G, oferecida pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex. As inscrições do processo seletivo para preenchimento das 60 vagas ofertadas seguem até o dia 21 de fevereiro, exclusivamente pela internet.

O curso é uma Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro, com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, conforme disposto no Art. 7º da Portaria MCTI No 5.275, de 5 de novembro de 2021.

O curso, nesta segunda turma, é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Tecnologia da Informação e Engenharias da UFPB. Os melhores alunos terão a oportunidade de realizar certificação internacional sem custos.

Sistemas de comunicações sem fio se tornaram uma grande ferramenta tecnológica para integração de indivíduos, promoção de negócios e de cidadania. A implantação da quinta geração (5G) de sistemas de comunicações teve início no Brasil em 2022, quando foram introduzidas novas tecnologias e casos de uso para comunicação com altas taxas de transmissão, comunicação entre máquinas, comunicação com baixa latência e comunicação para áreas rurais.

O curso descreverá em detalhes as principais tecnologias e serviços dos sistemas de comunicações sem fio 5G e discutirá oportunidades de negócios e desenvolvimento na área.

As informações sobre a participação no processo seletivo estão disponíveis no Edital da Turma 2, publicado na página do curso www.cear.ufpb.br/5g . Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail 5g@cear.ufpb.br.

Ascom UFPB com informações do CEAR