Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário da UFPB debate museus e mediações
conteúdo

Notícias

Seminário da UFPB debate museus e mediações

Evento terá três encontros on-line desta terça (22) até quinta (24), pelo Google Meet
publicado: 21/09/2020 21h40, última modificação: 21/09/2020 21h42
O seminário da UFPB é uma das atividades da Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa divulgar e valorizar os museus brasileiros. Crédito: GPEAV/UFPB

O seminário da UFPB é uma das atividades da Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa divulgar e valorizar os museus brasileiros. Crédito: GPEAV/UFPB

Seminário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado “Museus e Mediações: espaços em trans-formações”, debaterá o papel e principais mudanças em vigor nessas instituições que conservam, investigam, difundem e expõem os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade. 

O evento terá três encontros on-line desta terça (22) até quinta (24), pelo Google Meet, e é coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais da UFPB, vinculado ao Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais, uma parceria entre a federal paraibana e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento e do envio de formulário on-line. Será concedido certificado de três horas para os participantes.

O seminário é uma das atividades da Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar a participação do público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. 

Com o tema "Mundo Digital - Museus em Transformação" neste ano, a primeira edição da Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 ações. Em 2018, sua 13ª edição contou com a participação de 848 museus e 2.650 atividades. 

O Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais da UFPB é certificado pelas Pró-reitorias de Pós-graduação (PRPG) e Pesquisa (Propesq) da federal paraibana e, desde 2007, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil.

A equipe da UFPB tem produzido trabalhos significativos no campo educacional e participado de congressos e outros fóruns de discussão em torno das políticas públicas voltadas para a educação no município de João Pessoa e no estado da Paraíba.

Confira, abaixo, a programação:

  • Encontro 1 - Museus e trans-formações: desafios contemporâneos

Convidado: Guilherme Panho, mestre em Artes Visuais pelo PPGAV UFPB/UFPE

Mediação: Maria Emilia Sardelich

Dia: 22 setembro (terça-feira)

Horário: 10 às 11h  

  • Encontro 2 - Museu Vivo do Padre Cícero: Um monte de histórias em trans-formação

Convidada: Edvânia Santos, mestra em Artes Visuais pelo PPGAV UFPB/UFPE

Mediação: Maria Emilia Sardelich

Dia: 23 setembro 2020 (quarta-feira)

Horário: 10 às 11h 

  • Encontro 3 - Estação Cabo Branco: espaços em trans-formação

Convidada: Juliana Alves Xukuru, mestra em Artes Visuais pelo PPGAV UFPB/UFPE

Mediação: Maria Emilia Sardelich

Dia: 24 setembro 2020 (quinta-feira)

Horário: 10 às 11h 

* * *

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB