Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário discute Práticas de Medicina Alternativa no Norte e Nordeste

Seminário discute Práticas de Medicina Alternativa no Norte e Nordeste

publicado: 29/07/2021 17h53, última modificação: 29/07/2021 17h59
Evento acontece no auditório do prédio da Reitoria da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da extensão universitária do Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba (CES-PB), realiza o I Seminário Norte/Nordeste de Medicinas Alternativas e curas pela natureza. O evento, iniciado no dia 28, terá seu encerramento nesta sexta-feira (30), no Auditório da Reitoria.

O Seminário tem como finalidade orientar a sociedade sobre a iniciativa do Ministério da Saúde de disponibilizar terapias por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que são as práticas corporais em medicina tradicional chinesa, yoga, oficina de massagem, terapia comunitária, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal.

A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, que participou da mesa de abertura do Seminário, ressaltou que “um evento desse porte traz uma perspectiva de cura pela natureza a partir do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Adélia de Moura, chefe do Núcleo de Promoção à Saúde na Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, destacou a necessidade de se abordar a prática da educação popular em medicina alternativa: “A gente dá mais possibilidade de vida e estratégias de sobrevivência para a população e, no âmbito da política pública, fortalecemos a incrementação dessa política e a qualificação dos profissionais e da sociedade civil para ações que vão ser desenvolvidas nessa área”.

Já para Mãe Renilda Albuquerque, representante das religiões de matrizes africanas que participou da abertura do seminário, um evento como esse é importante tanto para a universidade como para os conselhos de segurança alimentar, uma vez que por meio dele é possível encontrar alternativas de curas.

“A medicina alternativa vem por meio das ervas e do holístico, e é mais uma forma de trazer para a sociedade uma oportunidade de tratamento. É de suma importância os conselhos terem se juntado para realizar este evento”, afirmou.

Na quarta-feira, aconteceram dois painéis, um sobre “Qualificação dos Conselheiros em Controle Interno” e o outro, sobre Práticas Integrativas, Fitoterapia e Espiritualidade”. Nesta quinta-feira, o evento contou com painel sobre “Nutrição, Alimentação Natural e Feira Agroecológica” e outro sobre “Tecnologias Sociais e Produção Sustentável”. Já na sexta-feira, acontecerá a Mesa de Encerramento com o tema “Agricultura Familiar” e, logo após, ocorrerá uma visita de campo ao município do Conde, em locais que realizam Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Ascom/UFPB