Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário na UFPB debate importância das rochas para fertilização dos solos
conteúdo

Notícias

Seminário na UFPB debate importância das rochas para fertilização dos solos

Inscrições devem ser realizadas até 23 de agosto
publicado: 15/08/2019 18h11, última modificação: 15/08/2019 18h35
Técnica será apresentada pela Embrapa. Crédito: Divulgação

Técnica será apresentada pela Embrapa. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o I Seminário de Agrogeologia da Paraíba: do rejeito da mineração ao insumo agrícola - um caminho para a agricultura sustentável, de 26 e 29 de agosto, no Centro de Ciências Agrárias, em Areia, para debater a importância das rochas para fertilização dos solos.

Durante o encontro, o geólogo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Éder Martins ministrará nove módulos sobre o tema e apresentará técnica para fertilização. As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de agosto, por meio da página do evento.

Na oportunidade, ele aprofundará a discussão sobre a importância dos nutrientes existentes nas rochas, já que, em julho, deu um teaser, em palestra na Asplan, acerca das vantagens da técnica, que consiste em uma compostagem com o pó das rochas. Para José Inácio de Morais, o presidente da associação, o método precisa ser fortalecido na Paraíba.

No seminário, haverá ainda palestras sobre o zoneamento agroecológico e os solos da Paraíba, respectivamente com os professores da UFPB Célia Clemente Machado e Raphael Beirigo.

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) é parceira do evento. Integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e da Embrapa Cerrados confirmaram presença.

Ascom/UFPB