Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidor da UFPB conquista 1º lugar na categoria poesia do Prêmio Políbio Alves de Literatura
conteúdo

Notícias

Servidor da UFPB conquista 1º lugar na categoria poesia do Prêmio Políbio Alves de Literatura

publicado: 08/09/2021 18h17, última modificação: 08/09/2021 18h18
Prêmio é uma realização da Prefeitura de João Pessoa e obras vencedoras serão publicadas em livros

Reportagem: Débora Freire

Com o projeto ‘Soletrar das Sombras’, o servidor técnico-administrativo do CCTA, Paulo Sérgio Vieira, conquistou o primeiro lugar na categoria poesia do Prêmio Políbio Alves de Literatura, um dos mais importantes da Paraíba. 

Os ganhadores foram escolhidos segundo critérios de mérito em originalidade e relevância da obra; qualidade estética e literária da obra; qualidade de escrita do texto; impacto na sociedade e contribuição à cultura; e qualidade dos aspectos formais da obra. 

O Prêmio é uma realização da Prefeitura de João Pessoa e todas as obras vencedoras serão publicadas em livros. 

Soletrar das sombras’ é o quarto livro de poemas de Paulo Sérgio Vieira, depois de ‘Cílios de Deus’ (Editora UFPB, 1995), ‘Diálogo das horas’ (Editora UFPB, 2014) e ‘Plumagem do vento’ (Editora UFPB, 2019) – este último selecionado no concurso da Editora da UFPB para publicação de 10 obras.

A obra premiada reúne cinquenta e cinco haicais. O haicai é uma forma poética de origem japonesa, caracterizada pela síntese na forma e na expressão. Daí a sua composição em apenas três versos: “dentro luz de vela/ fora luz de pirilampo./ noite no campo”. Predominantemente, a sua temática é a natureza. O poeta, num flagrante, capta determinada situação e/ou fato natural e o transforma em poema.

De acordo com o autor, o propósito do livro “é difundir essa poética, apontando para a necessidade de as pessoas aprimorarem o seu modo de se relacionar com o mundo e os elementos da natureza – a libélula, o vaga-lume, o bem-te-vi, entre outros –, numa espécie de retorno do ser humano às suas origens. Agindo assim, eu me situo no dia a dia da vida moderna, marcada pelo tempo cada vez mais exíguo para os seres humanos se abrirem à espiritualidade, para voltar-se para si mesmo e para o outro; pela valoração exacerbada das coisas materiais, enfim, pela reificação do homem”.

Paulo Sérgio Vieira contou que espera, com essa poética, manter aceso nos leitores o interesse pela temática objeto de sua obra, a qual está intimamente relacionada à tão buscada sustentabilidade.

Sobre a decisão de participar do Prêmio, Paulo afirma que tomou conhecimento do concurso por meio das redes sociais, mas acabou perdendo o prazo para se inscrever.  No entanto, as inscrições haviam sido prorrogadas e ele conseguiu participar.

Segundo o poeta, o projeto ‘Soletrar das sombras’ já existia, estava pronto para a publicação. Houve, contudo, necessidade de definir melhor o número de poemas e a disposição deles no livro, além de formatá-lo em conformidade com as exigências do concurso para concessão do Prêmio Políbio Alves.

Paulo Sérgio Vieira, 62 anos, é natural de Cajazeiras (PB) e reside em João Pessoa desde a década de 1980. É graduado em Letras, com especialização na área de Literatura Brasileira, revisor de textos, servidor técnico-administrativo da UFPB e professor do ensino médio da rede estadual, onde leciona Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação. O servidor é autor dos livros de poemas Cílios de Deus (Editora da UFPB, 1995), Diálogo das horas (Editora da UFPB, 2014) e Plumagem do vento (Editora da UFPB, 2019).

* * *
Reportagem: Débora Freire
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação