Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidores da UFPB podem participar de pesquisa da CGU sobre integridade pública

publicado: 24/06/2021 14h29, última modificação: 13/12/2022 11h10
Resultados subsidiarão iniciativas para promover a melhoria contínua da governança pública das instituições

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida todos os seus servidores a participarem de pesquisa sobre integridade pública, elaborada pela Controladoria-Geral da União (CGU). A pesquisa teve início ontem e segue até o dia 23 de julho. Para participar, o servidor deve acessar o questionário online e enviar as respostas.

Os dados coletados por meio da pesquisa farão parte do processo de avaliação realizado pela CGU dos programas de integridade dos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

O Plano de Integridade da UFPB tem a finalidade de propor ações e medidas institucionais preventivas para erradicar atos de desvio de conduta, irregularidades e fraudes.

O Programa e Plano de Integridade para o biênio 2020-2022 foi aprovado em 09/10/2020, em reunião extraordinária do Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos da UFPB.

De acordo com a Comissão de Conformidade que assessora esse Comitê, é importante que todos os servidores respondam ao questionário sobre integridade pública para pautar as próximas iniciativas do programa.

É muito importante a participação de todos os servidores, já que os dados coletados auxiliarão nas avaliações dos programas de integridade dos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional”, explicou Fabiana de Cássia Ramos de Andrade, coordenadora da Comissão de Conformidade.

O questionário e bastante simples, com apenas 12 itens, por meio dos quais a CGU busca avaliar o grau de entendimento e conhecimento do servidor sobre os programas de integridade das instituições.

Os resultados serão utilizados para subsidiar futuras iniciativas, no sentido de promover a melhoria contínua da governança pública das instituições, objetivando a condução de políticas e prestação de serviços de interesse público.

Entre os canais disponibilizados pela UFPB aos servidores e à sociedade para promoção da integridade e da conduta íntegra, destacam-se, por exemplo, o site da Ouvidoria, que é um canal para manifestações, denúncias, elogios, reclamações, sugestões e acesso a informações em atendimento à legislação vigente; e também existe, na estrutura organizacional da Universidade, o Comitê de Ética, cujo objetivo é promover a gestão da ética no âmbito da Instituição, por meio de orientações, esclarecimentos e recomendações, sobre questões ligadas à conduta profissional dos servidores.

Reportagem: Aline Lins
Edição: Aline Lins