Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio de Epidemiologia acontecerá na UFPB

Simpósio de Epidemiologia acontecerá na UFPB

publicado: 09/09/2022 18h26, última modificação: 09/09/2022 18h26
O evento ocorrerá no dia 04 de outubro e as inscrições estão abertas

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a  Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP - PB), promoverá, no dia 04 de outubro, a partir das 9h, um simpósio sobre epidemiologia.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório de Enfermagem e Nutrição da UFPB e tem o intuito de compartilhar saberes na área de modelagem epidemiológica, trazendo a sua importância para as políticas públicas brasileiras.

As inscrições para participar do evento já estão abertas. Ao todo, foram disponibilizadas 90 vagas. O simpósio é direcionado para alunos de cursos de saúde e áreas afins e docentes internos ou externos à Instituição. Os interessados devem se cadastrar por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos da UFPB, o SigEventos, até o dia 25 de setembro.

O evento contará com palestras de professores da UFPB que discutirão entre os assuntos: a repercussão econômica no SUS e o impacto da modificação de fatores de risco nutricionais para doenças crônicas não transmissíveis – DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas).

Ainda na programação, o simpósio receberá como convidado o Prof. Martin O´Flaherty, da Universidade de Liverpool, Inglaterra, expert em Modelagens epidemiológicas e a  coordenadora do Projeto “MODELA SUS”, Profa. Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira.

Programação do Simpósio:

9h – 9h30 – Abertura – Composição da Mesa e Palavra de Abertura com o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Diretor da Escola de Saúde Pública, Coordenadora do MODELA-SUS e Professor convidado.

9h30 – 10h30 – Palestra – “The use of epidemiological modelling to inform public health policies.” – Part I ( palestra com tradução simultânea)

Prof. Martin O´Flaherty (Convidado da Universidade de Liverpool e expert em Modelagens epidemiológicas).

10h30 – 10h50 – Coffee Break

11h – 11h30 – “The use of epidemiological modelling to inform public health policies.” – Part II

11h30 – 14h – Pausa para Almoço

14h00 – 14h15 – Apresentação do Projeto “MODELA SUS: simulação do impacto da modificação de fatores de risco para obesidade e DCNT no Brasil e a repercussão econômica no SUS.” – Profa. Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira (Coordenadora do Projeto).

14h15 – 14h45 – Impacto projetado da mudança na porcentagem de energia da ingestão de cada grupo NOVA na mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil: um estudo de modelagem.

Profa. Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira.

14h45 – 15h15 – Impacto da taxação de bebidas açucaradas sobre a prevalência de obesidade, doença cardiovascular e diabetes mellitus no Brasil.

Dra. Adélia da Costa Pereira de Arruda Neta (Bolsista do Projeto Modela SUS).

15h15 – 15h40 – Coffee break

15h40 – 16h10 – Custos diretos e indiretos da obesidade, doença cardiovascular e diabetes mellitus no Brasil.

Prof. Jevuks Matheus de Araújo (Professor do Departamento de Economia da UFPB).

Professor Dr Martin O´Flaherty (Convidado da Universidade de Liverpool e expert em Modelagens epidemiológicas).

10h30 – 10h50 –  Coffee Break

11h30 – 14h – Pausa para Almoço

14h – 14h15 – Apresentação do Projeto “MODELA SUS: simulação do impacto da modificação de fatores de risco para obesidade e DCNT no Brasil e a repercussão econômica no SUS.” – Profa Dra Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira (Coordenadora do Projeto).

Profa Dra Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira.

Dra. Adélia da Costa Pereira de Arruda Neta (Bolsista do Projeto Modela SUS).

15h15 – 15h40 – Coffee break

Prof. Dr. Jevuks Matheus de Araújo (Professor do Departamento de Economia da UFPB).

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins