Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB apresenta as descobertas mais recentes do mundo animal

Simpósio na UFPB apresenta as descobertas mais recentes do mundo animal

Evento marca os 40 anos da pós em Ciências Biológicas (Zoologia) da UFPB
publicado: 03/03/2020 19h53, última modificação: 03/03/2020 19h53
Encontro ocorrerá no Departamento de Sistemática e Ecologia, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Mata do Buraquinho, mais conhecida como Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa. Morcegos urbanos, agrossistemas, pesquisa científica brasileira, efeitos dos desastres ambientais e da crise para a sociedade. Esses são alguns dos temas a serem discutidos no V Simpósio de Zoologia.

Com o tema "Fazendo ciência para sociedade", a edição deste ano será realizada de 13 a 17 de abril, no Departamento de Sistemática e Ecologia, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

As inscrições devem ser efetivadas no site do evento. A programação com palestras, mesas-redondas e minicursos está disponível no mesmo endereço eletrônico.

O simpósio é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), que comemora 40 anos de existência.

“Já foram mais de 500 mestres e doutores graduados. Isso influenciou o desenvolvimento da zoologia no Brasil inteiro, não só aqui no Nordeste”, ressalta o coordenador do programa, Bráulio Almeida Santos.

De acordo com o docente, esta quinta edição do simpósio vai amadurecer a comunicação sobre o que se produz dentro do programa ao público acadêmico, fazendo uma ponte com a graduação.

“É muito importante também porque contribui para a formação dos mestres e doutores e é um momento especial para que eles divulguem o que estão fazendo ou que irão fazer, existindo um intercâmbio de ideias entre os alunos da pós e da graduação”.

O professor visitante Mário Moura, que vai ministrar o minicurso Introdução a Sistemas de Informação Geográfica, irá abordar conteúdos relacionados a geoprocessamento, informações espaciais e confecção de mapas.

Para ele, entender o funcionamento é extremamente útil para profissionais que trabalham com coleta e processamento de dados espaciais, em diversas áreas de atuação, como Biologia, Geografia, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, para o analista ambiental, seja atuando no setor privado ou em instituições ou órgãos públicos.

Ascom/UFPB