Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB debate adoecimento na vida acadêmica

Simpósio na UFPB debate adoecimento na vida acadêmica

Inscrição para ouvintes é gratuita
publicado: 27/11/2019 18h15, última modificação: 27/11/2019 18h18
Atividades ocorrerão de 10 a 14 de dezembro, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa. Crédito: Divulgação

De 10 a 13 de dezembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá no campus I, em João Pessoa, o primeiro Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos, Direitos Humanos e Sensibilidades; Religiões, Resistências e Diversidades, realizado pela Fogo Editorial, editora de acesso livre e aberto especializada em trabalhos acadêmicos/científicos sobre os temas do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da organização.

O simpósio pretende refletir as conexões entre direitos humanos e diversidades, analisando contextos sociais, históricos, educacionais, fenomenológicos e antropológicos, e aprofundar as discussões relacionadas aos estudos das emoções, afetos e sensibilidades, além de pensar em estratégias de enfrentamento de todo tipo de intolerância.

Sobretudo fazer uma análise de como a comunidade acadêmica lida com aspectos emocionais e espirituais dentro da universidade. Segundo Du Meinberg, docente visitante do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH), que está coordenando o evento, as vivências a serem realizadas serão relacionadas à questão do autocuidado, especialmente na universidade.

“Muitas pessoas universitárias têm ficado doentes nas elaborações de TCCs, teses, dissertações, durante aulas e essa questão é muito preocupante e pouco se fala sobre o assunto. Então o simpósio pensa essas questões do autocuidado, de como as pessoas precisam manter uma saúde emocional, física, espiritual dentro da academia, para que possam ‘segurar a onda’, como dizem”, afirmou Meinberg.

Com uma programação composta majoritariamente por mulheres, pessoas trans e não-binárias, o evento se dispõe a abordar as questões afetivas relacionadas ao corpo, passando por assuntos como transfobia, feminicídio e violências sofridas pelas minorias. Serão tratados também os temas laicidade do Estado, democracia, questões indígenas e de religiões da Paraíba.

Haverá ainda um pré-evento, no dia 8 de dezembro, data de celebração da Nossa Senhora da Conceição/Nossa Senhora dos Navegantes/Iemanjá, que visa conectar o público à diversidade religiosa. No dia 14, ocorrerá uma visita a uma comunidade indígena. Ambas as atividades acontecerão em espaços fora da universidade.

Também será realizado o Prêmio Fogo Editorial de Fotografias e o primeiro Prêmio de Teses, Dissertações e TCC’s da Fogo Editorial. Os trabalhos melhor avaliados serão publicados pela editora em e-book (podendo haver versão impressa).

O resultado das palestras em mesas-redondas e de apresentações em Grupos de Trabalho também sairá em livros publicado pela Fogo Editorial. O Simpósio conta com o apoio da Coordenação de Ciências das Religiões, ligada ao Departamento de Ciências das Religiões da UFPB. A programação completa e outras informações devem ser conferidas no site da Fogo Editorial.

Ascom/UFPB