Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB debate uso do hidrogênio como alternativa para a indústria de energia elétrica

publicado: 27/04/2023 17h32, última modificação: 27/04/2023 17h32
Evento pioneiro na Paraíba reúne comunidade acadêmica e representantes do governo e do setor energético

Foto: Milena Dantas

Com o intuito de debater questões relacionadas ao mercado, à economia e à regulação do uso do hidrogênio como fonte de energia alternativa, está sendo realizado, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o 1º Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável. Promovido pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade, o evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa. Prestigiada pela comunidade acadêmica da UFPB e de outras instituições, a abertura contou com a presença de pesquisadores e representantes do Governo do Estado, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do setor energético.

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, presidiu a mesa de abertura e falou da satisfação de participar de um evento dessa natureza na Universidade, para discutir um tema tão relevante para a sustentabilidade do planeta, num cenário preocupante de mudanças climáticas. “É um salto que o mundo está dando quando começa a olhar para alternativas para conservar o meio ambiente e o hidrogênio como um combustível alternativo é muito importante. Contudo, há grande necessidade de estudos sobre esse combustível. Nesse contexto, a UFPB, por meio de seus pesquisadores, contribui com pesquisas direcionadas a viabilizar a aplicação do hidrogênio verde”, enfatizou a professora.

O secretário executivo de Energia da Paraíba, Robson Barbosa, que compôs a mesa de abertura do evento, ressaltou a relevância da iniciativa pioneira da UFPB, por meio do CEAR, em um cenário em que o setor de energia é responsável por 75% da emissão de carbono. Segundo ele, o hidrogênio verde talvez seja o único combustível com a versatilidade necessária para fazer essa transição energética, por ser capaz de descarbonizar (minimizar a emissão de gás carbônico) o setor energético.

Um ponto em comum destacado nas diversas falas durante a abertura do evento foi o potencial do estado da Paraíba para o desenvolvimento de energias renováveis e para o uso do hidrogênio verde.

Representando o Governo do Estado na mesa de abertura do simpósio, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, afirmou que a Paraíba é um terreno fértil para o desenvolvimento dessas energias limpas – a exemplo das energias eólica e solar –, fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, e apontou o uso do hidrogênio verde como “uma excelente ferramenta” para alcançar esse objetivo. “É uma forma que temos de futuramente exportar energia e para que isso aconteça, é fundamental essa parceria com as universidades”, ressaltou a secretária.

Para o diretor do CEAR/UFPB, professor Euler Macedo, um evento desta natureza beneficia a comunidade acadêmica e a sociedade, na medida em que a discussão sobre o uso de hidrogênio verde tem se configurado como uma demanda mundial. “Conflitos como a Guerra da Ucrânia fizeram com que países da Europa demandassem cada vez mais energia e uma das fontes de energia que se mostra muito viável e promissora é o hidrogênio verde”, explicou o docente.

Aberto ao público e com entrada gratuita, o I Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável segue até esta sexta-feira (28) à tarde, no auditório da Reitoria da UFPB.

Programação do dia 28 de abril

9h - Programa Nacional de Hidrogênio