Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB habilitará estudantes para empreender na França
conteúdo

Notícias

Simpósio na UFPB habilitará estudantes para empreender na França

Smart campus, desafios nacionais e oportunidades de mercado prometem gerar debates
publicado: 19/11/2019 20h15, última modificação: 06/03/2020 14h09
Jean-Pierre Boissin apresentará modelo francês de ensino de empreendedorismo no evento. Crédito: Divulgação

Jean-Pierre Boissin apresentará modelo francês de ensino de empreendedorismo no evento. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Instituto Francês do Brasil, realizarão o I Simpósio Franco-Brasileiro de Empreendedorismo para estudantes universitários, a fim de habilitá-los para empreender no país europeu. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

Conforme detalham os organizadores, o simpósio tem o intuito de promover intercâmbios científicos de estudantes e de jovens diplomados por meio do empreendedorismo, no âmbito de programa francês de estudos para inovação e empreendedorismo e da sua aplicabilidade no Brasil. Podem participar alunos e professores das universidades públicas e privadas da Paraíba.

“Os universitários possuem interesse em inovar, mas eles precisam de incentivos e este evento promove exatamente isso: incentivos para se capacitar e colocar em prática uma ideia nova através da criação de uma empresa ou de projeto inovador para uma organização”, avalia a professora Lucilene Bandeira, uma das responsáveis pelo simpósio.

O evento contará com a presença do professor Jean-Pierre Boissin, que é o idealizador do modelo francês de ensino de empreendedorismo nas universidades do país europeu. A apresentação do projeto, já aplicado na França com um alto índice de sucesso, abrirá a discussão sobre uma possível implantação ou adaptação no Brasil.

Especialistas brasileiros convidados para o evento irão apreciar a proposta, considerando a realidade brasileira, a partir de perspectivas tecnológicas como smart campus, desafios nacionais e oportunidades de mercado.

“O Brasil apresenta muitas oportunidades para empreender. O tema está em evidência e vem sendo cada vez mais inserido nos currículos dos cursos superiores”, destaca a docente.

Carlos Germano | Ascom/UFPB