Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB reúne especialistas para debater uso e descarte adequado de medicamentos
conteúdo

Notícias

Simpósio na UFPB reúne especialistas para debater uso e descarte adequado de medicamentos

publicado: 05/05/2023 18h01, última modificação: 05/05/2023 18h01
Evento é organizado pelo Centro de Informações sobre Medicamentos da Universidade (CIM/UFPB)

Foto: Angélica Gouveia

Com o intuito de alertar estudantes e profissionais de saúde para a correta utilização e o descarte adequado de remédios, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu, nesta sexta-feira (5), um Simpósio sobre Uso Racional de Medicamentos. A abertura do evento ocorreu durante a manhã, no Auditório da Reitoria, e contou com a participação de 250 inscritos da comunidade universitária da UFPB e também de outras instituições. 

O coordenador do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFPB, professor Gabriel Freitas, presidiu a mesa de abertura do simpósio e falou da finalidade dos Centros de Informação sobre Medicamentos. “Os Centros de Informação, historicamente, têm a obrigação de promover o uso racional de medicamentos, reunindo e analisando informações de forma criteriosa a fim de produzir evidências científicas para auxiliar na tomada de decisões clínicas”, discorreu o professor. 

Em seguida, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Gouveia, deu as boas-vindas aos participantes do evento e, em sua fala, discorreu sobre as qualidades da graduação e pós-graduação em farmácia da UFPB. “O curso de farmácia possui laboratórios de excelente qualidade; além disso, docentes do curso figuram entre os 19 pesquisadores da UFPB que fazem parte do ranking dos melhores do mundo”, afirmou o Reitor, referindo-se a lista de melhores cientistas do mundo divulgada pelo AD Scientific Index em abril deste ano

Participaram ainda da mesa o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), professor João Euclides Braga, a vice-chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF/UFPB), professora Bagnólia Costa, o presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, Tarcísio Palhano, a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF/PB), Magna Figueiredo, o coordenador do curso de Farmácia da UFPB, professor Sócrates Golzio e a professora do DCF, Eloiza Campana. 

Ciclo de Palestras

A primeira palestrante do evento foi a Dra. Josélia Frade, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que discorreu sobre o uso e o descarte correto de medicamentos e mostrou aos participantes uma abordagem mais ampla do tema. 

Logo depois, o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wellington Barros, encerrou a manhã de palestras abordando sobre a medicalização da vida e automedicação numa perspectiva histórica e fenomenológica. 

Mais atividades 

A programação seguiu durante a tarde com as palestras de Adryela Luz, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), sobre resistência bacteriana e seus impactos contemporâneos e futuros, e de Leandro Medeiros, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE), sobre o uso incorreto de suplementos. 

Na programação do Simpósio está prevista também uma campanha educativa em saúde que acontecerá neste sábado (6), no Parque Solon de Lucena, centro de João Pessoa. Nesta ação, os professores, extensionistas e participantes do ciclo de palestras vão interagir com a população, conversando sobre automedicação, descarte correto e outros temas que envolvem o uso de medicamentos.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB