Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Startup da UFPB é finalista em conferência internacional

Startup da UFPB é finalista em conferência internacional

publicado: 18/02/2022 14h12, última modificação: 18/02/2022 14h12
Evento é promovido por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Foto: Angélica Gouveia

startup da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) MindSun - Monitoramento Inteligente de Energia foi selecionada como uma das finalistas para se apresentar na Brazil Conference 2022. O evento, que é promovido por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), acontecerá nos dias 9 e 10 de abril, em Boston, nos Estados Unidos.

Tratando temas como economia, política, tecnologia e educação, a conferência é realizada anualmente, com o objetivo de discutir e propor soluções para os principais problemas do Brasil. O evento promove um encontro com líderes e representantes da diversidade brasileira dentro de um debate multidisciplinar.

startup possui direção executiva do estudante de Engenharia de Energias Renováveis Richard Bivar, sob a tutoria do Prof. Cleonilson Protásio, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear). Para Richard, a participação no evento é uma oportunidade de mostrar o potencial prático do que está sendo desenvolvido pela MindSun junto ao Laboratório de Microengenharia da UFPB.

“A conferência tem um alcance muito grande e é exatamente o que a gente quer: levar informação para as pessoas sobre a existência de soluções eficientes e democráticas que podem ajudar a melhorar a forma de consumir energia”, enfatizou o CEO da MindSun.

Em dezembro do ano passado, a MindSun assinou um contrato de incubação com a UFPB e passou a ter sede administrativa na Incubadora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB). Para a Profa. Kelly Gomes, Presidente da Inova, a seleção coloca a Universidade em evidência dentro do ecossistema da inovação.

“A MindSun é uma das startups incubadas pela Inova que vem se destacando no cenário nacional com várias premiações e, agora, destaca-se no âmbito internacional. Ela só vem a engrandecer o nome da UFPB. A seleção divulga as potencialidades e expertises de nossa Instituição, mostrando como estamos produzindo profissionais de altíssima qualidade”, pontuou a Profa. Kelly.

De acordo com Richard, o reconhecimento também deve incentivar o florescimento do empreendedorismo na Universidade, a fim de gerar conexões e possíveis parcerias futuras.

“É um passo muito importante para chamar a atenção dos futuros empreendedores que possam vir a surgir dentro da UFPB e servir como incentivo para o desenvolvimento de startups dentro da Universidade, onde se tem um grande apoio intelectual e de infraestrutura”, pontuou.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins