Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Startups da UFPB são selecionadas no edital Startup Nordeste PB, do Sebrae
conteúdo

Notícias

Startups da UFPB são selecionadas no edital Startup Nordeste PB, do Sebrae

publicado: 23/12/2022 17h58, última modificação: 23/12/2022 17h58
As startups da UFPB receberão bolsas para fomento à inovação

Foto: Aline Lins

Sete Startups ligadas à Agência UFPB de Inovação – Inova foram selecionadas pelo Sebrae-PB, por meio do edital Startup Nordeste-PB, para a fase de Fomento do Programa Startup Nordeste Paraíba. A Bauá Kombucha, Bidgram, Mindsun, NEORON, Sunnova, Dasfolhas fitoelaborados e PyroCompany fazem parte de uma lista com 26 iniciativas selecionadas pelo Sebrae.

As startups da UFPB devem receber bolsas para fomento à inovação, no valor mínimo de R$ 39 mil, podendo ser contempladas com um apoio de até R$ 78 mil. Todas as startups passaram pelas etapas de pré-aceleração e aceleração através de capacitações online, palestras e mentorias individuais, antes de ser contempladas na fase de fomento, tendo sido selecionadas dentro de 200 propostas submetidas.

Elas receberam capacitações, entre junho e novembro de 2022, que tiveram como focos a modelagem de negócios, avaliação do potencial de mercado das ideias, desenvolvimento e validação de ideias, análise dos aspectos financeiros e necessidade de capital.

Ao término desse trabalho, os empreendedores participaram de um demoday, com imersão e apresentação dos projetos criados, ocasião na qual foram selecionadas as 26 melhores startups que avançaram para a fase final do programa de aceleração.

Para a professora Kelly Gomes, Presidente da Inova-UFPB, a agência tem um papel importante no fortalecimento da economia da Paraíba, e empreender de forma inovadora é essencial nesse processo. “Nesse sentido, a Agência UFPB de Inovação Tecnológica vem atualmente fortemente no fomento ao empreendedorismo através do apoio às startups da UFPB, pois elas atuam na promoção da inovação e no desenvolvimento de soluções eficientes para as demandas de nosso mercado”.

Como exemplos a Startup Mindsun está incubada junto à Inova-UFPB pelo Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, direcionado para equipes formadas por discentes, docentes ou técnicos da Universidade. A Bauá Kombucha e Sunnova estão em processo inicial para entrada no Programa de Incubação.

A proposta do Startup Nordeste, programa gratuito de aceleração criado pelo Sebrae, é fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e as startups que estão baseadas na região Nordeste, contribuindo, a partir dessa iniciativa, para a inserção de pequenos negócios inovadores no mercado global de inovação e tecnologia.

Sobre a INOVA

A Inova disponibiliza para suas startups os ambientes da Incubadora, bem como dos 08 Núcleos de Inovação vinculados a Inova e distribuídos nos campi da UFPB, onde são desenvolvidas ações em colaboração com empresas e demais atores do Ecossistema de Inovação, bem como parcerias com os laboratórios que compõem a infraestrutura da UFPB e onde as startups podem otimizar suas tecnologias.

De acordo com Kelly Gomes, por meio das ações que a Inova está desenvolvendo em parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a UFPB está desenvolvendo ações para capacitar as startups quanto ao planejamento estratégico, planos de negócios, além do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços que agreguem valor para o mercado e que possibilitem a geração de empregos e renda.

Em breve a Inova-UFPB disponibilizará espaços no Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITec), projeto aprovado pela agência e que reunirá em um único espaço, com mais de 1300 m² de área útil, o desenvolvimento de inovações científicas e tecnológicas. “Com isso a Inova tem o objetivo de impulsionar a introdução de produtos, processos e empreendimentos inovadores na economia local, regional e nacional, sendo um catalisador e difusor de parcerias, acordos, pesquisa e prototipagem, junto a empresas dos setores públicos e privados”, acrescentou Kelly Gomes.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB