Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > STI da UFPB apresenta sistemas de processo seletivo e submissão de documentos

STI da UFPB apresenta sistemas de processo seletivo e submissão de documentos

publicado: 30/11/2022 13h04, última modificação: 30/11/2022 13h06
Também estão em desenvolvimento projetos mobile, como o Sigaa Docente, o Sigaa Discente e a UFPB Maps

Foto: Ícaro Maia

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentou, nesta terça-feira (29), ao Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, os novos sistemas desenvolvidos pela unidade para atender à comunidade universitária, além das melhorias nas atividades de fluxo contínuo. Entre esses sistemas está o sistema de Processo Seletivo, que visa unificar os diferentes processos seletivos da UFPB.

A reunião de apresentação dos sistemas foi conduzida pela Superintendente de Tecnologia da Informação da UFPB, Profa. Camila Vital. Segundo ela, até 10 de novembro deste ano, foram atendidos 6.203 chamados, que é o meio pelo qual a STI é demandada para realizar a prestação dos serviços à comunidade acadêmica.

Vários produtos vêm sendo desenvolvidos pela STI. O analista de tecnologia da informação Juracy Regis de Lucena Neto explicou que a motivação dos servidores da STI é ver que os projetos estão sendo disponibilizados e ajudando a comunidade a evoluir, facilitando a vida as pessoas que trabalham na Universidade e daqueles que usam os serviços da UFPB. “O objetivo da STI sempre foi fornecer suporte para que a Universidade funcione da melhor forma possível”, afirmou.

O intuito da STI é a utilização do sistema de Processo Seletivo em seleções para EaD, Processo Seletivo de Conhecimento Específico (PSCE), seleções para graduados, Processo Seletivo para Transferência Voluntária (PSTV), diversos processos stricto sensu, técnico e, futuramente, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema foi desenvolvido pelos analistas de tecnologia da informação Rafael Castro, Daniel Brito e Ayrton Nadgel, e é acessado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Outro sistema que também já está disponível à comunidade é o Sistema de Submissão de Documentos para processos seletivos (Submit), uma demanda que surgiu em decorrência da pandemia e que já está em uso pela comunidade acadêmica. Esse é um sistema de cadastro para recepcionar os recém-chegados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se de um sistema administrativo para auxiliar as Pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, bem como os discentes.

“Também temos os projetos mobile, o Sigaa Docente, o Sigaa Discente e a UFPB Maps, que estão em fase de testes. O que já está indo para a loja do Governo Federal é o Sigaa Docente, alguns professores selecionados irão participar dessa fase de testes, vão passar um tempo usando para ver as funcionalidades que vão querer ou que sugerem colocar no Sigaa Docente”, adiantou a Profa. Camila Vital. Segundo ela, isso também vai acontecer com o Sigaa Discente, que está passando por atualização e será migrado para a loja do Governo Federal, assim como a UFPB Maps, que está em ambiente de testes, esperando algumas informações sobre localidades.

A STI também trabalha em projetos mobile, a exemplo do UFPB Sentinela – um aplicativo voltado para segurança que está em atualização para, posteriormente, entrar em fase de testes.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, ressaltou a necessidade de se levar ao conhecimento da comunidade universitária as ações da STI. “A STI é um dos órgãos centrais da Universidade Federal da Paraíba, eu diria até que é o coração da UFPB, e conta com servidores técnico-administrativos de excelência, que têm contribuído muito para desenvolver os nossos sistemas, com propostas de aplicativos, melhoramentos, por exemplo de relação entre a Universidade e a comunidade através de um programa chamado Submit, em que as pessoas podem inserir a documentação de forma mais fácil e tornar o processo mais célere e muito mais automatizado”, explicou o Reitor.

Conforme a STI, foram implementadas melhorias no módulo de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do Sigaa, realizadas adequações do processo de matrículas do sistema às novas resoluções da graduação da UFPB, realizadas melhorias nos sistemas do restaurante universitário, entre outras ações.

Além disso, entre os sistemas entregues estão o sistema de cadastro de eleições, que permite que os presidentes de eleições cadastrem e gerenciem as eleições a serem exercidas no SIGEleição da Instituição, e o sistema de suporte da STI, para atendimento aos usuários de forma direcionada para as equipes especializadas de acordo com as demandas.

O Sigaa está em processo de modificação para adequação às regras de Creditação da Extensão e outras tecnologias que também estão em andamento são o processo de implementação da renovação do Sigrh e Sipac. Além disso, está em ambiente de testes e previsto para entrega em dezembro deste ano o sistema do Diploma Digital externo, para instituições externas cujo registro e emissão do diploma são realizados pela UFPB.

A segurança da informação também está entre as prioridades. Conforme o analista de TI Francisco de Assis Sátiro Júnior, outro grande avanço da STI é o site redundante. “Nós temos um data center, de produção, e esse replica em um segundo data center, que seria o nosso site redundante. O objetivo dele é resgatar as informações caso ocorra algum incidente que venha danificar o primeiro data center, e para isso usamos tecnologia de replicação e de backup”, explicou.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Ícaro Maia