Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > STI lança Sigaa docente no formato de aplicativo para sistema Android
conteúdo

Notícias

STI lança Sigaa docente no formato de aplicativo para sistema Android

publicado: 10/03/2023 16h05, última modificação: 10/03/2023 16h05
Segundo a STI, o aplicativo do SIGAA docente deve promover uma experiência de uso nova e mais ágil

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, na manhã desta sexta-feira (10), a versão beta do aplicativo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), modalidade docente. 

A versão beta é uma versão de testes, aberta aos professores da UFPB, e já está disponível para ser baixada por meio do Google Play, loja de aplicativos para celulares com sistema operacional Android. Os interessados também podem clicar aqui para instalar a aplicação ou ainda acessar o link disponível no perfil da STI no Instagram.

Desenvolvido pela própria equipe da STI, o programa para dispositivos móveis oferece as mesmas funcionalidades já existentes no site: agenda com atividades, visualização de turmas e seus participantes, disponibilização de material de aulas, registro de notas e frequências, dentre outras. No entanto, com o aplicativo, essas funcionalidades estão customizadas e otimizadas para utilização no celular, promovendo, assim, uma experiência nova e mais ágil com o SIGAA. 

“Recentemente, a STI verificou que 55% dos acessos aos sistemas são por meio de smartphones. Este aplicativo possibilitará agilidade, versatilidade e praticidade no dia-a-dia do docente”, afirma Camila Vital, Superintendente de Tecnologia da Informação da UFPB.

O gerente de projetos mobile da STI, Sandro Lopes, afirma que a escolha pelo lançamento no sistema Android aconteceu porque esta plataforma “representa 36,5% do acesso ao SIGAA web”. 

Ainda segundo Sandro, a versão mobile do SIGAA Docente é também confiável do ponto de vista da segurança da informação. “O aplicativo tem comunicação criptografada e utiliza um protocolo de autenticação robusto, além de um conjunto de camadas que garantem a segurança da aplicação”, esclarece. 

Sigaa Discente

No mesmo propósito de promover agilidade e praticidade no dia a dia da comunidade acadêmica, a STI já havia disponibilizado, em 2018, o aplicativo do SIGAA na modalidade para os alunos, o SIGAA Discente. Segundo a Superintendência, desde o lançamento, já foram efetuados mais de 10.000 downloads deste aplicativo. 

Assim como a variante docente, o SIGAA Discente está disponível apenas na Google Play Store. Outras novidades e lançamentos de aplicativos oficiais da UFPB são realizados no perfil da Superintendência de Tecnologia da Informação no Instagram, disponível aqui.  

***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Jannoon028/Freepik