Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Talento Científico Jovem da UFPB premia 40 melhores trabalhos de alunos de ensinos fundamental e médio
conteúdo

Notícias

Talento Científico Jovem da UFPB premia 40 melhores trabalhos de alunos de ensinos fundamental e médio

publicado: 11/12/2021 15h57, última modificação: 13/12/2021 15h19
Este ano, prêmio contou com a nova categoria Família

10 Prêmio Talento Jovem. Foto Angélica Gouveia (40).JPG

A 10ª edição do Talento Científico Jovem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) premiou os 40 melhores trabalhos científicos apresentados por equipes formadas por estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas. Neste ano, 48 trabalhos foram inscritos. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 07 deste mês, na Reitoria da UFPB. 

Financiado pelo CNPq, o Talento Científico Jovem é coordenado pelo Prof. Clayton Zambeli Oliveira, do Departamento de Biologia Molecular da UFPB. O prêmio tem o intuito de aproximar da Universidade alunos e professores dessas instituições e fomentar o desenvolvimento científico. 

10 Prêmio Talento Jovem. Foto Angélica Gouveia (48).JPG

A cerimônia foi aberta pelo Pró-reitor de Pesquisa da UFPB, Prof. Valdir de Andrade Braga. Ele destacou a importância de oportunizar, desde cedo, o contato dos alunos com a ciência, bem como estimular outros alunos e professores a participarem. 

Fomos surpreendidos com muitos trabalhos de excelência realizados nessas escolas, então é um evento que engrandece não só a UFPB, mas engrandece também a comunidade”, afirmou o Prof. Valdir Braga. 

Foram premiados os trabalhos de cinco equipes vencedoras do ensino médio/técnico e cinco equipes vencedoras do ensino fundamental; além de 29 premiações por Honra ao Mérito e uma premiação da categoria Família. 

Confira as equipes premiadas em todas as categorias. 

10 Prêmio Talento Jovem. Foto Angélica Gouveia (12).JPG

Primeira vez que participaram do Talento Científico Jovem, as estudantes Adrilis Gomes Tomas e Aurea Albuquerque Sousa Ferro, da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity (ECIT Burity), ficaram em primeiro lugar na categoria Ensino Médio e/ou Técnico, com o projeto de pesquisa “Embalagem Biodegradável à Base do Mesocarpo de Maracujá”, desenvolvido sob a orientação dos professores Francisco Robson Carvalho de Oliveira e Rayllon Soares Pessoa. Elas contaram que não esperavam ficar em primeiro lugar e que foi um resultado muito gratificante. 

A professora Michele Lima da Silva, da Escola Felipe Tiago Gomes, orientou os trabalhos que ficaram em 1º, 3º e 4º lugares. “É gratificante pra gente, principalmente em tempos de pandemia, realizar um trabalho como esse e ter esse retorno, com a participação dos alunos. É muito bom ter uma instituição como a UFPB valorizado o nosso trabalho”, avaliou a docente. 

Também da Escola Felipe Tiago Gomes, a professora Patrícia Lisboa Garcia afirmou que todos os anos a escola participa da ação. “A gente já tem um histórico dentro do ‘Talento’. Eu só tenho a agradecer a oportunidade que a UFPB nos dá ao abrir esse espaço para que os alunos possam estar inseridos nesse meio acadêmico”, disse. Ela explicou que foi um grande desafio, mas também foi inovador desenvolver as atividades durante a pandemia, na modalidade virtual. 

Pelo segundo ano consecutivo, a entrega dos trabalhos aconteceu no formato remoto e em vídeo, devido à pandemia.

 

Este ano, o prêmio contou com uma nova categoria – Família. “A novidade desse ano foi a categoria Família, para prestigiar os pais e as mães que, durante a pandemia, tiveram uma dificuldade imensa com seus filhos no ensino, e para estimular de forma indireta abrimos essa oportunidade para o pai ou a mãe pudessem também participar como orientador e incentivar o seu filho na escola”, explicou o Prof. Clayton Zambeli Oliveira. 

10 Prêmio Talento Jovem. Foto Angélica Gouveia (14).JPG

Os alunos que participaram do Talento Científico Jovem já estão inscritos em duas oficinas promovidas pela UFPB, sendo uma sobre astronomia, abordando o uso de aplicativos de celular para astronomia, e outro sobre fotografia, acerca do uso do celular como ferramenta fotográfica. 

10 Prêmio Talento Jovem. Foto Angélica Gouveia (50).JPG

Os vídeos dos projetos estão disponíveis no canal de YouTube do Talento Científico. Também é possível saber mais sobre o prêmio por meio do site do Talento Científico Jovem e das redes sociais Instagram e Facebook.

***
Ascom/ UFPB
Fotos: Angélica Gouveia