Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Tecnologias ambientais e humanitárias são temas de cursos e debates na UFPB

Tecnologias ambientais e humanitárias são temas de cursos e debates na UFPB

Nesta quarta (13), evento pretende reunir 150 estudantes da rede pública
publicado: 12/11/2019 18h30, última modificação: 12/11/2019 18h32
Alunos do Colégio Daura Santiago Rangel, no José Américo, aprenderam a criar mão robótica em oficina, nesta terça (12). Crédito: Divulgação

Tecnologias ambientais e humanitárias que envolvem inteligência artificial, robótica, neurotecnologia, rede elétrica inteligente (smart grid), sistemas elétricos de potência, entre outras inovações, serão temas de palestras, mesa-redonda e workshops no Auditório Bolo de Noiva, no Centro de Tecnologia (CT), no campus I, em João Pessoa, das 7h30 às 14h. Atividades devem contar com a participação de 150 estudantes de todos os níveis de ensino.

Este é o primeiro evento do Comitê de Atividades Humanitárias do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE HAC) aprovado por um grupo da Seção Bahia da organização. As ações se relacionam com sete das 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero, Educação de Qualidade, Boa Saúde e Bem Estar, Combate às Alterações Climáticas, Igualdade de Gênero, Energia Acessível e Limpa, Parcerias em Prol das Metas.

Durante a programação, enquanto Rodrigo Ramos, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos, palestrará sobre novos paradigmas na área de sistemas elétricos de potência, Edgard Morya, coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra do ISD em Macaíba, no Rio Grande do Norte, abordará a emergência de neurotecnologias capazes de restaurar funções humanas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A mesa-redonda será sobre a inteligência artificial e o seu impacto no futuro das redes elétricas. Já os workshops acerca de painéis fotovoltaicos, conversores de energia elétrica, sistemas digitais e visão computacional. Na quinta (14), haverá visita técnica a laboratórios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade homônima, no Agreste da Paraíba.

Nesta terça (12), ocorreu oficina sobre geração de energia por fontes renováveis e desenvolvimento do protótipo de uma mão robótica no Colégio Daura Santiago Rangel, no bairro José Américo, em João Pessoa. Inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento e do envio de formulário on-line. Outros detalhes podem ser conferidos pelo e-mail 𝐢𝐞𝐞𝐞𝐡𝐚𝐜.𝐮𝐟𝐩𝐛@𝐠𝐦𝐚𝐢𝐥.𝐜𝐨𝐦 e através do perfil do evento no Instagram e no Facebook.

Ascom/UFPB