Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Tese em Nutrição da UFPB recebe menção honrosa no prêmio da Capes

Tese em Nutrição da UFPB recebe menção honrosa no prêmio da Capes

Estudo produziu tecnologia alternativa para conservação da manga
publicado: 10/09/2019 18h44, última modificação: 10/09/2019 18h52
A manga é uma das frutas mais consumidas do mundo e do Brasil. Crédito: Frucafé/Reprodução

A tese intitulada Aplicação de revestimento de quitosana incorporado de óleo essencial de Mentha piperita L. para o controle de antracnose e de alterações pós-colheita em mangas cultivar Tommy Atkins e defendida no ano passado, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019.

O trabalho, orientado pelo professor Evandro Leite de Souza, foi produzido pela pesquisadora Kataryne Árabe Rimá de Oliveira. Ela fez parte da primeira turma do curso de doutorado do programa, com ingresso em 2014.

Em resumo, constatou, no estudo, que a aplicação de revestimentos contendo misturas de quitosana, polissacarídeo com atividade antimicrobiana, e óleo essencial de Mentha piperita L., capaz de aumentar a eficácia antifúngica, pode ser considerada uma tecnologia alternativa para o controle de antracnose, doença causada por fungos do gênero Colletotrichum e que provoca perdas pós-colheita em mangas.

Após diversos testes, Oliveira concluiu que a substância é eficaz em retardar o amadurecimento da fruta, acarretando em retenção da firmeza da polpa, redução da perda de peso e aumento da acidez. Isso poderá aumentar o prazo de validade da fruta e a tolerância de manuseio e transporte, com pouca ou nenhuma contusão ou degradação.

A manga é uma das frutas mais consumidas do mundo e do Brasil. Vinda da Ásia em navios portugueses, se adaptou bem ao clima brasileiro. Hoje, o país produz um milhão de toneladas por ano, a maior parte da produção sai do Nordeste. Só nas plantações do Vale do São Francisco trabalham 60 mil pessoas.

“O cultivar Tommy Atkins é o mais cultivado na região e possui a maior participação no volume comercial devido á sua coloração intensa, maior resistência aos danos mecânicos e vida em prateleira ampliada quando comparado aos outros cultivares”, explica a pesquisadora na tese.

O faturamento das fazendas chega a R$ 900 milhões por ano. E a exportação a R$ 200 milhões. A manga é rica em vitaminas e sais minerais. Versátil, vai bem com saladas e nas sobremesas como doces e sorvetes.

O Prêmio Capes de Tese, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, premia as melhores teses defendidas em Programas de Pós-graduação do país, nas diferentes áreas de conhecimento.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (6)., com os trabalhos escolhidos em cada uma das 49 áreas de avaliação e mais 93 que receberam menção honrosa. Este ano o prêmio teve recorde de inscrições, com 1140 candidaturas.

Para o Grande Prêmio, três comissões formadas por indicação do presidente da Capes escolherão as vencedoras, sendo uma por cada colégio de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

As três teses ganhadoras do Grande Prêmio – oferecido com os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, serão conhecidas em novembro. Além disso, há premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas.

Ascom/UFPB