Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Testagem de Covid-19 na UFPB funciona nesta sexta-feira (4)

Testagem de Covid-19 na UFPB funciona nesta sexta-feira (4)

publicado: 02/06/2021 18h35, última modificação: 03/06/2021 12h08
Serviço está disponível para professores, técnicos, alunos e colaboradores que estão em trabalho presencial na Instituição

Foto: Angélica Gouveia

A realização do exame de transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) para a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conhecido como teste para a Covid-19, continuará nesta sexta-feira (04), das 8h às 12h, no Centro de Ciências Médicas (CCM), do campus I, em João Pessoa, apesar de ser ponto facultativo na Universidade. O tipo é considerado o exame "padrão ouro" ou "padrão referência" para detecção do vírus Sars-CoV-2.

O agendamento deve ser realizado por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Comissão de Biossegurança da UFPB. O serviço está disponível para professores, técnicos, alunos e colaboradores que estão em trabalho presencial na Instituição.

Para procurar o atendimento, o interessado deve estar entre o 3º e o 7º dia de sintomas gripais. As amostras continuarão sendo coletadas na sala de testagem da UFPB, por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz). A capacidade de testes na sala de testagem é de 20 amostras por dia.

Nesta quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi, apenas a equipe de triagem estará de plantão. “Estaremos com equipe reduzida, mas atenderemos à comunidade interna e também à nossa parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB)”, explicou a Profa. Eloiza Helena Campana, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol).

Quanto a esses número gerais de análises, em parceria com o Lacen-PB, Profa. Eloiza destacou que, devido ao feriado, houve um aumento da oferta de testes durante esta semana. “Conversamos com o Lacen e aumentamos nossa demanda na segundaterça e quarta para 180 amostras em cada dia”, informou.

A capacidade de realização dos testes pela UFPB é limitada a 150 exames RT-PCR por dia. As análises são feitas no Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias, do Núcleo de Medicina Tropical.

A ação da UFPB é proveniente de parceria entre o Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Escola Técnica de Saúde (ETS), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), sob coordenação da Reitoria da UFPB e da sua Comissão de Biossegurança Institucional, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen).

Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Comissão de Biossegurança, pelo e-mail biosseguranca@reitoria.ufpb.br.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins