Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Três estudantes da UFPB vão à final da Olimpíada Nacional de Ciências

Três estudantes da UFPB vão à final da Olimpíada Nacional de Ciências

Esta é a 1° vez que alunos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros participam da competição
publicado: 05/09/2019 18h02, última modificação: 05/09/2019 18h04
Escola fica em Bananeiras, a 141 km de João Pessoa (PB). Crédito: Divulgação

Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Adelmo Silva, Thawane dos Santos Silva e José Mendes vão à 2° fase (final) da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Eles cursam o Ensino Médio no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), no campus III da instituição, em Bananeiras.

As provas finais serão realizadas em 21 de setembro, em local a ser definido pela comissão na Paraíba. Já a premiação ocorrerá em 28 de novembro.

Esta é a primeira participação dos alunos do Vidal de Negreiros na competição. Ao todo, 115 fizeram os testes da 1° fase. Não houve preparação. Eles são avaliados nas áreas de física, química, biologia e astronomia.

“A ONC é para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II, 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio e Ensino Técnico. No CAVN, só temos Ensino Médio. Dois deles cursam Agropecuária e um Agroindústria”, explica Edvaldo Beltrão Filho, diretor da escola.

A ONC acontece em duas etapas, sendo a primeira na escola dos participantes e a segunda no Estado do inscrito. A competição existe desde 2016.

Segundo o regulamento, a olimpíada tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e aproximar as instituições de Ensino Superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.

Além disso, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Ascom/UFPB