Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > TV UFPB exibe programa infantil especial durante o mês de outubro
conteúdo

Notícias

TV UFPB exibe programa infantil especial durante o mês de outubro

publicado: 03/10/2022 09h30, última modificação: 03/10/2022 11h22
Dividido em 5 episódios, programa Alecrim é uma homenagem ao Dia da Criança

Foto: TV UFPB

Nesta segunda-feira (03), às 11h30, estreia um novo programa infantil na TV UFPB, emissora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com cinco episódios, o programa especial Alecrim vai ser exibido de 3 a 7 de outubro, sempre às 11h30, em alusão ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. 

O lançamento de mais um produto da TV UFPB é uma conquista que vai ao encontro dos objetivos da gestão da Universidade de cada vez mais fortalecer a tv universitária e a difusão do conhecimento. Idealizado e dirigido pela diretora de artes cênicas da UFPB Valeska Picado, Alecrim foi gravado entre 2017 e 2018, mas devido ao fato de vários quadros terem sido produzidos com artistas locais convidados, a exemplo de João Nicodemos, Jô Cortez e os palhaços Pipi e Dadá, e devido também à pandemia de Covid-19, só este ano foi finalizado. 

Um projeto com esse porte poderia ter se perdido devido ao recesso imposto pela pandemia e é com grande emoção que celebramos o tão esperado lançamento do Alecrim. É um programa que tem o objetivo de contribuir com a formação cultural dos pequenos telespectadores”, contou Valeska, que também criou e dirigiu outro programa especial infantil da TV UFPB, o Escafandro Mágico, exibido este ano na estreia do Canal Educação (do Ministério da Educação/MEC)

Os episódios serão apresentados pela Naná Viana que, segundo a diretora Valeska Picado, foi convidada por ser uma artista multifuncional, que trabalha com várias linguagens artísticas. Naná integra o grupo de teatro Engenho Imaginário, parceiro da UFPB nesta e em outras produções, no suporte para montagem dos cenários e construção dos figurinos.  

“Naná é atriz circense, pedagoga e professora. Ela tem muita experiência com crianças. Conta histórias, toca, canta, vai fazendo essa costura no programa”, acrescentou Cely Farias, diretora de artes cênicas da UFPB que coordenou o processo de edição e finalização de Alecrim. 

Cada episódio tem duração de 15 minutos e aborda uma temática diferente, a exemplo das cores ou do circo, abordada por meio de contação de histórias, animações ou música, por exemplo. Os episódios exibidos entre 3 e 7 de outubro serão reprisados durante o mês de outubro, na programação infantil da TV Brasil, por meio da qual é exibida a programação da TV UFPB (canal 43.1). 

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Imagem: TV UFPB