Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 30 vagas para mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais
conteúdo

Notícias

UFPB abre 30 vagas para mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais

As inscrições devem ser realizadas de 1º de setembro a 9 de outubro, pelo Sigaa
publicado: 22/07/2020 16h44, última modificação: 22/07/2020 17h21
O Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais funciona no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais funciona no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu 30 vagas para curso de mestrado. 

As inscrições devem ser realizadas de 1º de setembro a 9 de outubro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. 

O valor da taxa de inscrição é R$85,93. No período de 1º a 15 de agosto, poderão ser solicitadas isenções do pagamento da taxa de inscrição pelo e-mail ppgcpri@gmail.com

Poderão solicitar isenção apenas candidatos que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e apresentem declaração de que é membro de família de baixa renda. 

Também terão direito à isenção candidatos que apresentarem diagnóstico de carência econômico-social emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) ou que sejam servidores, filhos ou cônjuges de servidores da UFPB. 

Segundo o edital, do total de vagas oferecidas, seis serão destinadas a candidatos autodeclarados da população negra, indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.  

O processo seletivo terá três etapas eliminatórias: avaliação curricular, análise do projeto de pesquisa e entrevista por videoconferência. Serão eliminados candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete), em cada uma das etapas. 

Os projetos de pesquisa devem atender às áreas de concentração “Ciência Política” e “Política Internacional”. As linhas de pesquisa são “Teoria e pensamento político”, “Instituições e análise política”, “Política externa, cooperação e desenvolvimento” e “Segurança, estudos de paz e ordem internacional”. 

A divulgação do resultado final, após os recursos, será no dia 2 de dezembro. O período de matrículas, de 16 a 19 de fevereiro. Mais detalhes sobre a seleção podem ser obtidas por meio do edital e na página do programa. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB