Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 50 vagas para curso de latim básico
conteúdo

Notícias

UFPB abre 50 vagas para curso de latim básico

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março
publicado: 11/03/2020 19h14, última modificação: 11/03/2020 19h14
Aulas são nas terças, das 18 às 21h, na sala 509 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Aulas são nas terças, das 18 às 21h, na sala 509 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou abertura de inscrições para curso de extensão de Latim Básico (Módulo 1). Estão sendo oferecidas 50 vagas.

O curso é gratuito e é destinado ao público em geral. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

Com carga horária de 30h, o curso teve início nesta terça-feira, dia 10 de março, porém os interessados ainda podem ingressar, segundo explicou o coordenador, professor Lucas Dezotti.

As atividades do ocorrerão o dia 19 de maio. As aulas são às terças-feiras, das 18 às 21h, na sala 509 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus-sede, em João Pessoa.

A língua latina serviu de meio de expressão cultural por muitos séculos. Do teatro à poesia, da filosofia à oratória, passando pela religião, a diversidade de textos escritos em latim desperta o interesse pelo passado e motiva muitas pessoas a aprendê-la.

Dezotti explica que, desde 2011, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas oferta cursos de latim e grego. Segundo o docente, o latim é indicado para qualquer pessoa interessada e diversos profissionais.

“Quem tiver curiosidade de saber como a língua latina era, como funcionava. O foco do curso não é mostrar a transformação do latim em português, mas aprender latim e dar alguma base para estudar isso também, o pessoal de História, de Teologia, do Direito, Filosofia”, exemplifica.

A proposta do curso, portanto, é apresentar um panorama da cultura de expressão latina, desde os romanos até a atualidade, e fornecer um conhecimento inicial das técnicas de leitura de textos antigos, utilizando materiais de apoio como gramáticas e dicionários. 

Dezotti conta que, após o Módulo I, é possível dar continuidade aos estudos em outros módulos. 

Ascom/UFPB