Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 50 vagas para curso sobre pesquisa de línguas clássicas em ambiente digital

Inscrições até a próxima sexta (20) para quem quiser participar
publicado: 13/03/2020 15h38, última modificação: 13/03/2020 17h04
Formação será no Laboratório de Línguas Clássicas do CCHLA, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 50 vagas para o curso de extensão “Clássicas digitais: um panorama”. A inciativa é gratuita, aberta ao público e será no Laboratório de Línguas Clássicas, localizado no Bloco C, no 2º andar do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus I, em João Pessoa.

Interessados nos estudos clássicos podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até sexta-feira (20). As aulas acontecem dias 13, 20, 27 de março e 3 de abril, das 14 às 18h, totalizando 16 horas-aula.

Segundo o professor do departamento, Lucas Dezotti, o objetivo é apresentar um panorama das ferramentas digitais disponíveis para o estudo de textos em Latim e Grego. “Como resultado, além da capacitação básica do público-alvo no uso de ferramentas digitais de pesquisa, espera-se promover a ampliação da rede de colaboradores voltados para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos”, almeja.

O professor Lucas Dezotti destaca ainda que a origem e a importância do curso se dão diante do interesse geral pelas tecnologias digitais. “Já fazem parte da vida de muita gente, mas não está tão presente nas instituições escolares. Mesmo sendo uma área acadêmica das mais tradicionais, os estudos clássicos têm participado ativamente da era digital”, acentua.

Conforme o professor, desde a publicação dos primeiros hipertextos às técnicas mais recentes de anotação de corpus, universidades e órgãos de fomento internacionais têm financiado o desenvolvimento de recursos educacionais abertos à pesquisa e ao ensino-aprendizagem de línguas e culturas antigas.

Ascom/UFPB