Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB destaca papel da educação no combate às facções criminosas no Brasil

publicado: 10/08/2021 19h23, última modificação: 10/08/2021 20h14
Solon Benevides lançou livro nesta terça (10), no Campus I

Foto: Divulgação

O professor Solon Henriques de Sá e Benevides, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou, nesta terça-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), do Campus I, em João Pessoa, o livro intitulado “Investigación Postdoctoral: Facções Criminosas e Ideologia de Poder no Brasil. O evento, que contou com a presença da Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, foi realizado em sistema misto: presencial – respeitadas todas as regras sanitárias de combate ao Covid-19 – e com a transmissão da TV UFPB, por meio de canal no YouTube.

A obra destaca a preocupação nacional relativa à atuação das organizações criminosas no Brasil. Em seu contexto, o leitor pode se debruçar sobre os principais aspectos dessas organizações: conceito, características, espécies e atividades desenvolvidas por elas.

De acordo com o autor, professor Solon Henriques de Sá, sua obra enfatiza que a desestruturação do estado brasileiro possibilitou o surgimento de facções criminosas no Brasil. Para ele, é necessário fazer algo a longo prazo em favor da educação.

“É necessário investimento na educação para que, amanhã, fatos dessa natureza não venham a se repetir no Brasil e, assim, o país não passar por experiências trágicas como outras nações da América do Sul”, disse o professor.

No livro, o autor detalha as maiores organizações criminosas no Brasil – Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) – e relata a ruptura ocorrida entre elas. Além disso, ele busca explorar o crescimento das facções criminosas e ideologia de poder por meio de acontecimentos históricos relativos ao constitucionalismo e à democracia brasileira.

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, contou que é um estudo interessante, inédito e profundo. “O professor nos explica como essas facções criminosas evoluíram no Brasil. A necessidade que o poder público tem e o próprio Congresso Nacional de fazer uma legislação para o enfrentamento de todo esse problema que aflige a sociedade brasileira”.

O advogado Walter Agra, que fez a apresentação da obra, destacou que o livro apresenta as fragilidades do sistema prisional do Brasil e a falência das formas atuais de ideologia do poder. Segundo ele, o autor passeia sobre as leis que combatem o crime organizado e a organização criminosa, como também, traz à tona os primeiros marcos legais para enfrentar de forma efetiva as facções.

“A obra evidencia as fragilidades das instituições, associando elas a questões sociais que fomentam e estimulam a criação das facções em busca de dinheiro e poder”, disse.

Ele também relata que a obra não é só um registro histórico. “Ela é uma convocação para que a sociedade e os poderes constituídos possam combater mais firmemente essa ideologia de poder, fazendo, ao final, um convite para que o primeiro passo seja dado através da educação”.

A Vice-Reitora Liana Filgueira destacou a importância da obra no contexto da inovação. “A obra é inovação porque leva para sociedade um conteúdo de fácil entendimento, divulgando informação de maneira didática para pessoas fora da universidade”.

Ela ainda pontuou que a principal visão da UFPB é contribuir para uma sociedade mais evoluída, capaz de fazer escolhas por meio de critérios e fundamentos. “Esses fundamentos e critérios são colocados a nós por meio da educação”, disse. Segundo ela, “é papel da universidade apoiar, disseminar e fazer com que essa obra alcance nossos gestores públicos e governadores, assim, colaborando para um país cada vez mais seguro”.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins