Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre chamada para artigos sobre turismo, hospitalidade e sustentabilidade
conteúdo

Notícias

UFPB abre chamada para artigos sobre turismo, hospitalidade e sustentabilidade

publicado: 20/03/2023 18h34, última modificação: 20/03/2023 18h34
A submissão dos textos segue até o dia 30 de abril

Foto: Angélica Gouveia

O Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com chamada aberta até o dia 30 de abril para artigos voltados às áreas do turismo e/ou hotelaria.

Os textos integrarão o livro ‘Turismo e Hotelaria no Contexto da Sustentabilidade II’, da série Turismo e Hotelaria (T&H). A publicação ficará disponível em e-book no sistema open access da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e no site do GCET.

Podem participar da seleção discentes e docentes de graduação, pós-graduação ou especialização vinculados a qualquer curso ou programa, além de pesquisadores e profissionais da área que estejam envolvidos com a temática proposta.

Os textos enviados devem ser inéditos, ou seja, que ainda não tenham sido publicados em nenhum periódico, e precisam estar relacionados às áreas temáticas descritas no instrumento convocatório que disciplina a chamada de textos.

São aceitos artigos de 15 a 25 páginas, incluídas as referências bibliográficas, redigidos em português, espanhol ou inglês, à escolha do autor ou dos autores. Não há a necessidade de traduzir o texto para as outras línguas. Além disso, os arquivos precisam ser redigidos em editor de texto que permita o salvamento do arquivo na extensão ‘.doc’. O candidato deve, ainda, anexar duas versões do capítulo, uma com nome do autor ou dos autores e outra sem, ambas com as propriedades do editor de texto removidas.

A submissão será realizada por meio da plataforma Event3eventos. No ato da submissão, o autor deve também anexar, devidamente preenchido e assinado, um termo de cessão de direitos autorais e autorização para publicação. Em caso de texto com múltiplos autores, os termos precisam ser enviados em arquivo único.

“Todo o processo de submissão, bem como o acompanhamento de correções e os resultados, deverão ser acompanhados pelo Even3. Porém, também serão enviadas  notificações para os e-mails dos autores, indicando atualizações do processo de submissão do trabalho, direcionando-os até a plataforma Even3 para obter mais informações”, afirma Adriana Brambilla, coordenadora do GCET.

Ainda é exigido o envio de um pequeno curriculum vitae (CV), com até 10 linhas, contendo nome, titulação, profissão, instituição de trabalho, áreas de pesquisa, redes sociais, contatos, entre outras informações que considerar necessário. Em caso de dois ou mais autores, exige-se, novamente, que as informações de cada um estejam em arquivo único.  

O sistema escolhido para avaliar os textos submetidos é do tipo ‘double blind view’, ou seja, quando dois avaliadores avaliam o conteúdo sem que os autores do texto sejam identificados. A comissão científica da chamada terá especialistas de diversas áreas do conhecimento, “uma vez que é importante considerar a diversidade de perspectivas e conhecimentos necessários para avaliar a qualidade e o reflexo dos artigos recebidos”, esclarece Adriana.

Confira aqui o calendário completo da chamada. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato por meio do perfil do GCET no Instagram ou no site do grupo de estudos: https://www.ufpb.br/gcet.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia