Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições gratuitas para Coral Universitário

UFPB abre inscrições gratuitas para Coral Universitário

Avaliação será realizada nos dias 12 e 14 de fevereiro
publicado: 07/01/2020 16h55, última modificação: 07/01/2020 17h21
Exibir carrossel de imagens Coral Universitário Gazzi de Sá. Crédito: Divulgação

Coral Universitário Gazzi de Sá. Crédito: Divulgação

O Coral Universitário Gazzi de Sá, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas, até o dia 13 de fevereiro, para seleção de novos integrantes. O evento é aberto para todo o tipo de público, tanto a comunidade universitária - estudantes, professores, servidores - como também a comunidade externa à universidade. As inscrições são gratuitas.

O objetivo da seleção é renovar o coral, repondo as vagas que estão abertas. O maestro Eduardo Nóbrega, professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, explicou que não há nenhum pré-requisito para participar e não é necessário ter conhecimentos prévios em música. A seleção tem como objetivo oferecer a oportunidade da prática do canto coral, utilizando a música como instrumento de humanização e socialização, com novas formas de agir, pensar e sentir.

A avaliação de cada candidato deve durar em torno de 10 minutos e será por ordem de chegada. "A avaliação é mais para que eu possa perceber o grau de afinação, o grau de potência de voz, grau de afinação, timbre e a facilidade para pegar a música rápido. Não é uma avaliação para cantores de ópera, é uma avaliação para quem gosta de cantar", explicou o maestro Eduardo Nóbrega.

O coral faz parte de um projeto de extensão permanenente da UFPB. Para se inscrever, o candidato deve solicitar ficha de inscrição pelo e-mail coraluniversitariodaparaiba@hotmail.com e enviá-la preenchida.

A avaliação será realizada nos dias 12 e 14 de fevereiro, devendo o candidato escolher uma dessas datas, indicando-a já na ficha de inscrição. A avaliação ocorrerá no horário das 17h às 19h. A avaliação será realizada na sala do Coral Universitário, no térreo do prédio da Reitora.

Para aqueles que forem aprovados, os ensaios são realizados nas terças e quintas-feiras, das 17h30 até às 19h. Esporadicamente, quando agendado com antecedência, há ensaios na sexta-feira, além das apresentações, geralmente nos finais de semana.

O Coral Universitário foi fundado em 1963. Por ele já passaram maestros como Pedro Santos, José Alberto Kaplan, Tom K, entre outros. Atualmente, o coral possui cerca de 36 pessoas, e a ideia é chegar a 50, informou Eduardo Nóbrega. O Coral Universitário Gazzi de Sá é reconhecido nacionalmente e é um dos melhores do estado da Paraíba. Ainda segundo o maestro, além do coral ser uma atividade de socialização, quem integra o coral "tem a oportunidade de sentir as mesmas emoções que um músico profissional sente, ter contato com técnica vocal, participar de apresentações, de festivais nacionais e internacionais". Este ano, a primeira apresentação do Coral Universitário está prevista para o dia 15 de maio, com o maestro carioca Eduardo Lakschevitz, em João Pessoa.