Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para a 2ª turma do curso online Línguas e Sistemas de Escrita

publicado: 05/09/2022 16h57, última modificação: 05/09/2022 16h57
Formação abordará os idiomas árabe, chinês, finlandês, francês, inglês, japonês e russo

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para a segunda turma do curso de extensão Línguas e Sistemas de Escrita, oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC). Estão sendo ofertadas 70 vagas para a formação, que abordará aspectos linguísticos de sete idiomas: árabe, chinês, finlandês, francês, inglês, japonês e russo. Abertas ao público em geral, as inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa).

Coordenador do curso, o professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB Magdiel Medeiros explica que o curso consiste em uma breve introdução a aspectos linguísticos dos idiomas – com descrição e explicação de categorias como substantivo, artigo e pronome – e funcionamento dos sistemas de escrita das línguas, estabelecendo um comparativo com a língua portuguesa.

Ainda segundo ele, a ideia foi manter o formato online com o intuito de ampliar o alcance do curso, que repercutiu de forma positiva pelo fato de mesclar várias línguas. O docente contou que a edição passada contou com 720 inscritos para as mesmas 70 vagas disponibilizadas. “Tivemos alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino médio e mesmo aposentados, pessoas de vários estados, como o Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro”.

Com carga horária de 30h, o curso terá início no dia 23 de setembro e será realizado em 10 encontros (veja abaixo datas e temas por dia), com aulas online síncronas que ocorrerão sempre às sextas-feiras, no horário das 14h às 17h.  Os alunos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência, terão direito a um certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas com o professor Magdiel Medeiros, pelo e-mail magdiel_man@yahoo.com.br.

Datas e temas das aulas do curso:

• 23/09: Tipologia dos sistemas de escrita
  • 30/09: Árabe
  • 07/10: Finlandês
  • 14/10: Francês
  • 21/10: Inglês
  • 28/10: Chinês (mandarim)
  • 04/11: Japonês
  • 11/11: Russo