Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para capacitação gratuita em Redes 5G

UFPB abre inscrições para capacitação gratuita em Redes 5G

publicado: 24/04/2023 15h22, última modificação: 24/04/2023 15h22
São 70 vagas destinadas ao público externo e interno, com inscrições até 27 de abril

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para capacitação gratuita em Redes 5G destinada a estudantes e profissionais da área de Tecnologia da informação e Engenharias, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso é realizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e pelo Centro de Informática (CI) da Universidade, em parceria com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

As 70 vagas serão preenchidas por meio de seleção que consistirá em análise do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) dos candidatos e avaliação da documentação comprobatória do currículo Lattes. São critérios de desempate a formação acadêmica, experiência em programação, experiência em telecomunicações e maior idade.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de abril por meio do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/79D5wQxW6JWHzhEz8. Para a inscrição é necessário anexar ao formulário arquivo digitalizado de documento de identidade com foto, e declaração ou cópia de diploma ou de certificados equivalentes que comprovem a formação mínima necessária, além de disponibilizar o link do Currículo Lattes e documentação comprobatória.

O curso será realizado remotamente ou presencialmente em dias específicos com transmissão via Internet, com aulas gravadas (assíncronas) e ao vivo (síncronas) por meio de plataforma de videoconferência. As aulas síncronas serão às sextas-feiras, das 19h às 21h; e o início das aulas será no dia 08 de maio.

Para garantir a plena participação no curso o interessado deverá ter conhecimentos básicos em programação; e ter cursado Cálculo Fundamental, Álgebra e Estatística. É desejável, ainda, capacidade de leitura técnica em inglês.

Os alunos que completarem com sucesso as atividades propostas receberão um certificado de participação no curso com carga horária de 40 horas.

Ao fim do curso os 12 melhores estudantes, considerando as notas nas avaliações do curso e a nota de um teste simulado Mock, terão direito ao voucher para realização de prova de certificação internacional.

Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com os organizadores pelo e-mail 5g@cear.ufpb.br, com o assunto "Inscrição Seleção Formação 5G - Turma 04" no título do e-mail. Mais informações sobre o curso e o edital contendo todas as regras e cronograma de datas da seleção, podem ser consultados no site www.cear.ufpb.br/5g.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins