Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para curso gratuito e online sobre gestão e marketing para pequenos e microempresários

publicado: 11/02/2022 18h19, última modificação: 11/02/2022 18h42
Inscrições para o módulo de Gestão vão até este domingo (13) e, para o módulo de Marketing, vão de 7 a 10 de março

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas as inscrições para o módulo de Gestão do curso Estruture Negócios, oferecido pelo projeto de extensão “UFPB no combate à Covid-19: Trazendo clientes a pequenos empresários através da Internet”, em parceria com o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba e com o apoio da Prefeitura de Conde (PB) e Sebrae/PB.

O curso Estruture Negócios é oferecido online e de forma gratuita, com a finalidade de capacitar pequenos e microempresários interessados em se atualizar e desenvolver ações nas áreas de mentalidade, gestão, marketing e branding de empresas.

As inscrições para o módulo de Gestão já estão abertas e seguem até este domingodia 13 de fevereiro, pela internet, por meio de formulário eletrônico; as aulas ocorrerão no período de 15 de fevereiro a 12 de março.

A coordenadora do projeto, Profª Adriana Carla Damasceno explica que gestão é um conjunto de práticas já conhecidas por empresas para a condução dos melhores resultados em projetos desempenhados por elas. “O curso é voltado para pequenos empresários que querem construir seu negócio. Seu diferencial é possibilitar aos empresários a criação de espaços para construir networking e se instruir quanto ao empreendedorismo”, explica a docente.

O módulo de gestão será focado nas áreas: tempo, escopo e custos. Dentro destas prioridades serão tratados conteúdos sobre empreendedorismo e gestão, primeiros passos para abrir uma empresa e como fazer um plano de negócios, ferramentas de gestão, gestão de pessoas, financeira e investimentos.

Além das aulas gravadas acompanhadas de exercícios disponíveis na plataforma do curso, os participantes terão acesso a tutoria ao vivo aos sábados, às 14h. No entanto, caso o horário para o encontro síncrono não seja adequado para parte dos empreendedores participantes e haja disponibilidade dos tutores, o encontro poderá ser remarcado para outra data.

O módulo terá 10 horas de duração e, além do atendimento aos sábados, os tutores também estarão disponíveis para orientar e responder dúvidas dos participantes, ao longo do curso, em um grupo de WhatsApp.

De acordo com a coordenadora do projeto, parte dos pequenos e médios negócios fecha porque o empresário não tem conhecimento de técnicas já conhecidas para as soluções dos problemas que ele enfrenta no dia a dia.

Quando tenho um problema, muito melhor é saber se já existe uma solução e melhorar, do que propor algo do zero. Nosso intuito é apresentar várias ferramentas e técnicas disponíveis aos pequenos empresários para que eles possam enfrentar seus desafios muito mais bem equipados”, afirmou Adriana Damasceno.

Marketing

Após o módulo de gestão, o curso Estruture Negócios ofertará o módulo de Marketing, que também contará com 10 horas e terá o marketing digital como foco principal, tema que se tornou relevante diante das restrições do isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Os assuntos específicos a serem abordados serão criação de marca e de postagens em redes sociais usando o Canva, tipos de tráfego em marketing digital, Facebook ads, copywriting e criação de valor, upsell, combo e branding. As inscrições para o módulo de marketing vão ocorrer entre os dias 7 e 10 de março, e as aulas serão no período de 15 de março a 19 de abril.

Segundo a professora Adriana Damasceno, as noções de marketing e gestão são de grande importância para os pequenos e microempresários sem noções de marketing e gestão. “Estes módulos serão momentos de criação de networking, o que possibilitará a criação de novas oportunidades de negócios”, acrescenta a docente.

Para mais informações os empreendedores interessados podem entrar em contato com o projeto pelo perfil de instagram @estrutureNegocios.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins