Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para edição comemorativa do Trote Verde, na recepção aos novos alunos da graduação

publicado: 20/01/2023 13h09, última modificação: 31/01/2023 15h16
Inscrições serão abertas a partir de 23 de janeiro pelo SIGEventos

Foto: Ícaro Maia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prepara uma recepção especial para os alunos no início do semestre 2022.2, a edição festiva do tradicional Trote Verde em comemoração aos 10 anos do evento e da Comissão de Gestão Ambiental (CGA). Nesse semestre a atividade contará com uma programação ampliada no dia 10 de fevereiro, a partir das 9h, com o plantio de mais de 500 mudas, e no período da tarde haverá solenidade festiva, coquetel, confraternização, apresentação musical, além de distribuição de camisas comemorativas e sorteio de brindes.

De acordo com o Prof. Joácio de Araújo Júnior, Coordenador da CGA, a edição será festiva e a plantação ocorrerá ao longo de todo o dia, em um evento que tem como público prioritário os alunos ingressantes, os chamados “feras”, para o momento de recepção à universidade, mas que também é aberto para toda a comunidade acadêmica. O objetivo é introduzir os estudantes na vida acadêmica por meio de uma ação ambientalmente sustentável.

“Todos os feras serão convidados e aqueles que, devido à pandemia, não puderam plantar, também vão ter essa oportunidade agora. O objetivo desse trote além de receber o fera de forma pacífica e agradável é ressaltar a importância da questão ambiental. Neste ano nós pretendemos sombrear áreas de passeio, calçadas que às vezes não são contempladas pela arborização urbana, para garantir maior conforto quando caminharmos na universidade”, explicou o professor Joácio.

A programação terá início no dia 10 de fevereiro, às 9h, com a distribuição de camisetas comemorativas para os participantes que realizarem a inscrição no evento, e seguirá com plantio de mudas até às 11h. O local do encontro será divulgado posteriormente.

Já à tarde tem início a parte festiva da programação, a partir das 15h, no Bloco Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), prédio conhecido como “Bolo de noiva”. Haverá plantio de mudas pela comunidade acadêmica, plantio simbólico com autoridades, e, a partir das 16h, apresentação musical seguida de coquetel comemorativo. No período da tarde será realizado, ainda, sorteio de brindes.

Para participar do evento os alunos feras e membros da comunidade acadêmica da UFPB podem realizar a inscrição gratuita pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), após o login o interessado deve selecionar a aba participantes e  clicar em "Realizar nova inscrição" no menu "Inscrições de participantes". Os brindes serão sorteados para os participantes inscritos.

Vários setores, departamentos e coordenações da universidade estão mobilizados na organização do evento que contará com a presença de algumas autoridades. Além do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, da Vice-reitora, Liana Filgueira, e dos Diretores de Centro, foram convidados o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente.  Uma presença especial será a dos primeiros alunos da UFPB que há 10 anos participaram da edição inaugural do Trote Verde, plantando as primeiras mudas do hoje tradicional evento.

Além da parte festiva, outra novidade deste ano é que haverá dois tipos de muda para plantio, mudas de pequeno porte de 50 centímetros a 1 metro de altura, e também mudas de 2 metros de altura. A intenção é que as mudas de maior porte sejam plantadas em locais estratégicos para já fornecerem sombra aos passeios do Campus I da UFPB.

“Essas mudas com porte de 2 metros são mais valiosas, mas o importante é que dentro da universidade a gente possa cuidar de cada uma delas independente do porte. Nossa ideia é que cada turma de feras que está chegando agora adote uma dessas mudas e cuide dela, para que daqui a alguns anos, na formatura, a turma possa tirar uma foto bem bonita ao lado da muda já crescida e que foi cuidada por esses alunos, esses feras que estão chegando agora”, explicou o Prof. Joácio de Araújo Júnior.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) é parceira da UFPB e patrocinadora do Trote Verde da universidade. Nesta edição, a Semam irá doar as mudas e também fornecer camisetas comemorativas e o coquetel.

Serão plantadas espécies da Mata Atlântica como Sibipiruna, Ipê Roxo e Caraibeira.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins