Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para InovaHack, competição de inovação com premiação para alunos de ensino médio e graduação

publicado: 11/05/2022 19h09, última modificação: 11/05/2022 19h09
O objetivo da maratona é propor soluções criativas e inovadoras aos problemas a serem sugeridos pela Cagepa

Foto: Cagepa

Um desafio para estudantes do ensino médio da rede estadual da Paraíba e para alunos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando o desenvolvimento de projetos inovadores para solucionar problemas propostos pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Esse é o InovaHack Cagepa, uma competição organizada pela UFPB no estilo Hackathon, e que vai reunir 200 estudantes de ensino médio e 150 estudantes de ensino superior.

A competição trará problemas reais da empresa para serem desenvolvidos e solucionados, com o apoio e mentoria da UFPB, Sebrae e Cagepa. Os estudantes poderão participar em equipes com 05 componentes. Para os grupos do Ensino Médio, o tema da competição será a universalização da água potável e saneamento, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Já os grupos formados por alunos da UFPB vão atuar em projetos e problemas específicos da Cagepa, relacionados a área da eficiência energética e saneamento básico, como por exemplo desperdício de água, qualidade de abastecimento, dentre outros temas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de maio, exclusivamente online. A premiação para as melhores soluções será de R$ 5 mil para o primeiro colocado, R$ 2.500 para o segundo lugar, e R$ 1.500 para o terceiro, tanto para a categoria Ensino Médio, quanto para a categoria Ensino Superior.

O cronograma de realização do evento será composto por um webinar para esclarecimento sobre a competição no dia 18 de maio, às 19h30. Já a competição presencial ocorre nos dias 11 e 12 de junho, das 9h às 18h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, quando os participantes estarão em uma imersão criativa e tecnológica.

A metodologia do Hackathon permite modelar os problemas apresentados pela Cagepa e, a partir da orientação dos mentores da UFPB, os competidores poderão colocar as ideias em prática em uma maratona de criatividade e empreendedorismo, na qual as equipes competirão entre si para desenvolver e apresentar uma proposta de solução inovadora, conforme o problema sugerido pelo evento.

“Esses problemas são levantados pela empresa. Com o apoio do Sebrae e da equipe promotora do evento a gente vai ajudar os alunos a buscarem soluções e apresentarem isso em formato de pitch, para uma banca de jurados, que vão escolher o vencedor mediante aplicabilidade, custos e outros parâmetros”, esclarece Euler Tavares de Macedo.

Antes da competição, os participantes ainda vão passar por dois cursos de nivelamento, o primeiro nivelamento nos dias 1º e 02 de junho, e o segundo entre os dias  08 e 09 de junho, em busca de alinhar e estimular uma aplicabilidade moderna às ideias e projetos a serem desenvolvidos ao longo da maratona.

Os competidores aprenderão a utilizar a ferramenta computacional Matlab, um software que permite um ambiente de simulações físicas e matemáticas de forma fácil e interativa. O software pode ser usado em simulações de processos de engenharia, matemática, física, sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, entre outras áreas.

De acordo com o professor Euler Tavares de Macedo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e um dos organizadores do evento, a ferramenta Matlab é utilizada mundialmente pela maior parte das indústrias, e os estudantes participantes da competição receberão treinamento online para conhecer o potencial de aplicação da ferramenta.

Conforme Euler Tavares, ao realizar InovaHack a UFPB trabalha para aproximar a academia do setor produtivo e formar alunos que saibam onde e como aplicar as metodologias aprendidas em sala de aula, capazes de ponderar que a aplicação do conhecimento tem potencial para mudar vidas. Para o docente, a aproximação entre academia e indústria permite aos alunos a resolução de problemas reais, como na parceria com a Cagepa, na qual as ideias surgidas na academia poderão resolver problemas locais e ter aplicabilidade imediata.

Ainda de acordo com o professor Euler, incluir o Ensino Médio nas atividades da competição InovaHack Cagepa visa atrair talentos que se destaquem nesse tipo de evento para seguir uma carreira tecnológica. “O ensino médio é a porta de entrada para nossos alunos aqui na UFPB. Então, se o aluno do Ensino Médio já se sente motivado, engajado, já vê a aplicabilidade do que ele estuda, pode compreender que uma forma dele aprofundar o conhecimento posteriormente seria ingressando na universidade”, conclui o docente.

O anúncio dos vencedores e as premiações acontecerão no dia 13 de junho. Para mais informações, basta acessar o link do site da competição.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins