Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para o programa de mobilidade internacional para estudantes da graduação

publicado: 14/03/2023 11h13, última modificação: 14/03/2023 11h13
Inscrições vão até 28 de março

Foto: Angélica Gouveia

A Agência de Cooperação Internacional (ACI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) 2023, destinado a alunos interessados em cursar um ou dois períodos de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a UFPB possui convênio ativo. São ofertadas oportunidades para universidades parceiras na Colômbia, Equador, Alemanha, França, Espanha, Itália, México, Polônia, Portugal e Uruguai.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de março pela internet. Para isso, o aluno deve preencher o formulário de inscrição disponibilizado pela ACI, juntar aos documentos descritos no edital em arquivo único no formato PDF e enviar para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br.

Estão aptos a concorrer às vagas os alunos brasileiros, natos ou naturalizados, que estiverem regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB e que tenham integralizado, no mínimo, 40%, e, no máximo, 80% da carga horária total do curso. Devem, ainda, possuir um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a cinco.

Dentre os documentos necessários para realizar a inscrição estão o Plano de Estudos, que deverá ser preenchido pelo candidato mediante consulta ao site da universidade estrangeira pretendida, e o Certificado de Proficiência em Língua estrangeira, para os candidatos que já o possuírem.

O estudante poderá escolher até duas universidades estrangeiras para se candidatar, bem como se deseja cursar apenas um semestre acadêmico ou dois semestres acadêmicos consecutivos (01 ano).

Caso o aluno tenha interesse em realizar o intercâmbio em uma instituição estrangeira que exija o Certificado de Proficiência nível B1 na língua materna do local onde está situada a universidade para a qual vai se candidatar, poderá realizar o Teste de Proficiência que será aplicado apenas para inscritos no edital de intercâmbio. A prova será nos dias 03 e 04 de abril, em local e horário a serem divulgados.

Os componentes curriculares cursados nas instituições estrangeiras poderão ser reconhecidos após análise e aprovação das coordenações dos cursos de graduação da UFPB. As datas do período do intercâmbio podem variar dependendo da universidade de destino.

É importante destacar que o Promobi não disponibiliza bolsa ou ajuda de custo aos estudantes, sendo de responsabilidade dos alunos interessados providenciar e encaminhar a documentação exigida pela Instituição estrangeira, no prazo estabelecido, para concretização da candidatura.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins