Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção de bolsistas residentes para Centro de Ciências Agrárias

UFPB abre seleção de bolsistas residentes para Centro de Ciências Agrárias

publicado: 06/09/2021 16h34, última modificação: 06/09/2021 16h34
Inscrições acontecem de 15 a 20 de setembro

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus II (de Areia), abriu editais para selecionar recém-formados em Agronomia, Engenharia Agronômica, Agroecologia e Zootecnia, bem como estudantes desses cursos, em dois projetos do Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério de Agricultura e do Abastecimento (MAPA). Os editais para seleção de bolsistas residentes foram disponibilizados na página do CCA.

Ambos os projetos possuem cadastro ativo na Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB. As inscrições acontecerão no período de 15 a 20 de setembro, pela internet.

No edital 01/2021, o projetoResidência Profissional Agrícola em Cana-de-açúcar na Paraíba: um estágio para vivenciar o manejo para altas produtividades e a inserção ao mercado de trabalho. Uma prática multidisciplinar”, coordenado pelo professor Fabio Mielezrski, está ofertando cinco vagas para bolsistas residentes. As inscrições acontecem por meio da internet, com o preenchimento de formulário, com dados pessoais, educacionais e socioeconômicos, além da inclusão da documentação exigida no edital.

A bolsa mensal do Bolsista Residente do Programa Residência Profissional Agrícola será concedida pelo MAPA, no valor de R$ 1.200,00. A vigência da bolsa será de 12 meses.

Já o projeto do edital 02/2021 é denominado “Trocando experiências para alcançar alta produtividade e sustentabilidade agropecuária na região mais seca do Brasil”, coordenado pelo professor Helder Farias Pereira de Araújo. Este edital está ofertando dez vagas.

A inscrição também se dá exclusivamente por meio da internet, igualmente com o preenchimento de formulário.

A bolsa mensal do Bolsista Residente do Programa Residência Profissional Agrícola será concedida pelo MAPA, no valor de R$ 1.200,00 para o recém-formado e de R$ 900,00 para o estudante. A vigência da bolsa será de 12 meses.

Além da análise da ficha de inscrição, o candidato passará por uma etapa de entrevista on line (via plataforma digital Google Meet), a ser realizada entre os dias 23/09/2021 a 24/09/2021. A divulgação do resultado final está prevista para dia 11 de outubro deste ano, com início da atividade do bolsista no dia 15 do mesmo mês.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Oriel Farias