Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção interna para professor visitante no exterior

UFPB abre seleção interna para professor visitante no exterior

publicado: 20/04/2023 15h46, última modificação: 20/04/2023 15h46
Programa visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de seleção interna para bolsas do Programa Professor Visitante no Exterior (PVE), nas modalidades Júnior e Sênior, direcionadas exclusivamente para docentes credenciados nos Programas de Pós-Graduação da UFPB que fazem parte do projeto Capes-Print-UFPB.

São 03 vagas, sendo 02 para a modalidade júnior, com duração de 06 meses cada; e 01 para a modalidade sênior, com duração de 12 meses. Podem se inscrever docentes dos Programas de Pós-graduação em Linguística, Zootecnia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Animal, e Modelos de Decisão e Saúde.

Os interessados têm de 22 de abril até o dia 1° de maio para entregar a documentação solicitada no edital à coordenação do Programa de Pós-graduação a que estiver vinculado. O início da vigência das bolsas será entre os meses de outubro e dezembro de 2023.

Podem se candidatar na categoria Professor Visitante no Exterior Júnior: docente que possua até 10 anos de doutoramento, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo; já para a categoria Sênior podem se candidatar aqueles docentes com mais de 10 anos de doutoramento.

Terão prioridade os candidatos a Professor Visitante Sênior que tenham perfil acadêmico equivalente ao de pesquisador nível 2 ou superior, na classificação de produtividade do Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas estão divididas entre 03 temas e 03 projetos, a depender do tema e projeto ao qual o docente se candidate poderá submeter para universidades de países como: Alemanha, Bélgica, Canadá, Portugal, Dinamarca, México, Itália, França, Suécia, Canadá; Reino Unido, Austrália, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Áustria, Japão, e África do Sul. O edital não permite o acúmulo da bolsa com benefícios de outras agências de fomento para a mesma finalidade, desta forma bolsas vigentes devem ser suspensas ou canceladas.

O programa tem por objetivos incentivar a criação de parcerias e o início ou consolidação de redes de pesquisa existentes, contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico, por meio da contínua formação dos docentes; desenvolver a internacionalização na UFPB, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam na UFPB e no exterior, ampliar o acesso de pesquisadores da UFPB a centros internacionais de excelência e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural da UFPB.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidas com os coordenadores dos PPGs, ou pelo endereço eletrônico (print@prpg.ufpb.br).

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins