Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção para auxílio emergencial de acesso digital a estudantes do CAVN
conteúdo

Notícias

UFPB abre seleção para auxílio emergencial de acesso digital a estudantes do CAVN

Edital possibilita aos discentes aquisição de equipamentos como computadores desktops, netbooks, notebooks ou tablets
publicado: 30/09/2021 18h41, última modificação: 30/09/2021 18h41

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou, nesta quinta-feira (30), edital de processo seletivo (Nº13/2021) para concessão de auxílio emergencial com o objetivo de possibilitar acesso digital aos estudantes por meio da aquisição de equipamentos, como computadores desktops, netbooks, notebooks ou tablets. A inscrição deve ser realizada no período de 04 a 12 de outubro, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa. 

Esses equipamentos permitirão aos discentes o acesso digital e condições para desenvolver as atividades letivas, tendo em vista a necessidade de distanciamento social motivada pela situação de emergência em saúde pública, declarada pelo Ministério da Saúde, a partir da pandemia da doença Covid-19. 

Conforme o edital, assinado pelo diretor do CAVN, Prof. Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, o intuito da medida é ampliar as condições de permanência, apoio à formação escolar e acadêmica e inclusão digital dos discentes regularmente matriculados no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, por meio de auxílio, em forma de pecúnia, na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho escolar e acadêmico e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes das situações de vulnerabilidade social agravadas pela pandemia da doença Covid-19. 

Serão destinados ao auxílio emergencial para aquisição de equipamento para os discentes do CAVN R$ 396 mil. O valor será de R$ 2 mil, em parcela única, a partir de justificativa do valor para aquisição de um equipamento básico. O quantitativo total de estudantes a serem atendidos é de 198 ou até o limite dos recursos disponíveis para esse fim. 

Como participar 

Na inscrição, os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos pessoais e de seus familiares. Como critério de participação, devem ser oriundos da rede pública de educação básica e ter renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio. 

Além disso, devem estar regularmente matriculados em disciplinas de um curso técnico do CAVN, nas modalidades Integrado ou Subsequente, no semestre 2021.1, excluindo-se o estágio curricular obrigatório; não ser considerado desistente ou evadido, de acordo com as normativas didáticas do CAVN; declarar, no formulário de inscrição online, não possuir equipamento ou equipamento defasado para o desenvolvimento das atividades não presenciais; e não ter sido contemplado nos editais anteriores. 

Ao ser contemplado pelo auxílio, o aluno deverá, dentro do prazo de trinta dias, contados a partir do depósito bancário, enviar a nota fiscal (em PDF) contendo CNPJ, nome do beneficiário, data da compra e valor do produto, pelo e-mail: cavn@cchsa.ufpb.br. 

Os auxílios serão pagos por meio de transferência eletrônica em conta bancária do discente, sendo vedado o pagamento na conta de terceiros ou em conta conjunta. A divulgação do resultado final será no dia 22 de outubro, por meio do endereço eletrônico do CAVN. 

***
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias