Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção para concessão de auxílios aos estudantes de cursos técnicos presenciais da ETS

publicado: 24/01/2022 18h16, última modificação: 24/01/2022 18h16
Inscrições acontecerão de 27 de janeiro a 13 de fevereiro

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), abriu processo de seleção para a concessão de auxílio da assistência estudantil destinado aos estudantes de curso técnico presencial de oferta regular, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições acontecerão do dia 27 de janeiro ao dia 13 de fevereiro via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Por meio do edital, estão sendo ofertadas 20 vagas para Auxílio Restaurante Universitário – Almoço, 05 vagas para Auxílio Moradia, Auxílio Transporte – que está subdividido em Transporte Urbano (15 vagas) e Intermunicipal (10 vagas) – e 05 vagas para Auxílio Creche,  destinado a viabilizar a presença do discente mãe/pai nas aulas e outras atividades acadêmicas.

A oferta desses auxílios corresponde a uma das ações da Política de Assistência Estudantil e visa contribuir com as condições de acesso, permanência dos alunos, bem como a conclusão dos cursos. Desta forma, pretende-se reduzir os casos de retenção e evasão dos estudantes.

Na solicitação dos auxílios, serão considerados, cumulativamente, diferentes critérios. Os estudantes devem comprovar vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. Os alunos também devem estar regularmente matriculados no período 2021.2 vigente e estarem cursando o primeiro curso técnico presencial ofertado de forma regular na ETS.

No Auxílio Transporte, os requisitos são definidos conforme a localização da sede do curso do aluno. Para o Transporte Urbano, o estudante precisa residir no município de João Pessoa e, para Transporte Intermunicipal, é necessário residir nos municípios circunvizinhos a João Pessoa, que seja viável o deslocamento diário.

Para o Auxílio Moradia, o núcleo familiar do estudante não poderá residir nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. Além disso, o Auxílio Moradia não será concedido aos discentes que tenham imóvel próprio ou financiado em nome de um dos membros do seu núcleo familiar na cidade-sede do curso do estudante.

Já para a concessão do Auxílio Creche, é preciso comprovar a coabitação com o filho contemplado, por meio da Declaração de Coabitação.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de março. Mais informações estão disponíveis no edital completo da ETS. As dúvidas podem ser esclarecidas de forma presencial na ETS ou podem ser encaminhadas à Coordenação de Apoio ao Discente através do e-mail assistencia.estudantil.ets@gmail.com .

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins